FIGURAÇÕES DE SI, FIGURAÇÕES DE OUTROS: EM PORTUGUÊS, ESCRITOR, 45 ANOS DE IDADE, DE BERNARDO SANTARENO
Palavras-chave:
Assinatura, Autoria, Figuração de si, Bernardo Santareno, Português, Escritor, 45 anos de idade.Resumo
Neste trabalho, inicialmente, apresentar-se-á o dramaturgo português, BernardoSantareno, comentando algumas estratégias e escolhas literárias que concorreram para a constituição de uma das suas assinaturas: o autor como combatente da ditadura salazarista. Aliado a isso, pretende-se comentar alguns procedimentos encontrados no texto dramático Português, escritor, 45 anos de idade, a fim de discutir a questão da autoria – não como um todo complexo, coerente e uniforme, mas como um gesto performático. Tenciona-se, assim,contra-assinar o texto santareniano, transitando pelas bordas e dobras, para analisar as autofigurações de si e figurações de outras vozes que emergem dele. Defende-se, portanto, a tese de que, performaticamente, Santareno desdobra-se em Português, escritor, 45 anos deidade, de forma híbrida, deixando vestígios autobiográficos, forjando personas ficcionais, pluralizando vozes num texto híbrido tanto quanto a figura do autor.Downloads
Referências
ASSUMPÇÃO, Maria Elena Ortega. O Dramático e o Épico em Bernardo Santareno. Tese (Doutorado em Letras) - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986.
AZEVEDO, Luciene. Autoria e performance. Revista de Letras. São Paulo, v. 47, n. 2, p. 133-158, jul./dez., 2007.
______. Machado, Machadinho, Machadão. ArtCultura. Uberlândia, v. 10, n. 17, p. 35-45, jul./dez., 2008.
BARATA, José Oliveira. Continuidad y ruptura en la literatura dramática portuguesa. Las puertas del drama. Revista de La Associación de Autores de Teatro, Madrid, Siglo XXI, n. 11, p. 8-12, verano, 2002. Disponível em: http://www.aat.es/pdfs/drama11.pdf. Acesso em: 14 jun. 2014.
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: ______. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Brasiliense. 1988. p.65-70.
BENNINGTON, Geoffrey & DERRIDA, Jacques. Nome próprio. Assinatura. In: ______. Jacques Derrida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.
BOTTON, Fernanda Verdasca. A lira assassina de Orfeu: Bernardo Santareno e os intertextos de O Inferno. São Paulo: Todas as Musas, 2011.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Trad. Peter Pal Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DERRIDA, Jacques. Nietzsche: Políticas del nombre propio". In: ______. La filosofía como institución. Barcelona: Juan Granica, 1984.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: ______. Ditos e Escritos: Estética – literatura e pintura, música e cinema (vol. III). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. p. 268-302.
HANSEN, J.A. Um nome por fazer. In: ______. A Sátira e o engenho. Gregório de Matos e a Bahia do século XVII. São Paulo: Cia das Letras, 1989. p. 13-22.
LEJEUNE, Philipe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Trad. Jovita Maria Gerhein Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
LOPONDO, Lílian. Bernardo Santareno: a tragédia contemporânea e a tradição aristotélica. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2000.
MARTINHO, Francisco C. P. O pensamento autoritário no Estado Novo português: algumas interpretações. Locus: Revista de História. Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 9-30, REVISTA ENTHEORIA – nº 2 – Julho 2015
jul./dez., 2007. Disponível em: http://www.ufjf.br/locus/files/2010/02/15.pdf. Acesso em: 25 jul. 2014.
MEDEIROS, Ana. Paula. Do teatro de Bernardo Santareno. Coimbra: Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1996.
REBELLO, Luiz Francisco. Posfácio. In: SANTARENO, Bernardo. Obras Completas. Organização, posfácio e notas introdutórias de Luiz Francisco Rebello. 4 vol. Lisboa: Ed. Caminho, 1987. p. 383-396.
RIBEIRO, Maria Aparecida. Mitogênese no Teatro de Bernardo Santareno. Rio de Janeiro: Padrão, 1981.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
SANTARENO, Bernardo. Português, escritor, 45 anos de idade. In: ______. Obras Completas. Organização, posfácio e notas introdutórias de Luiz Francisco Rebello. Lisboa: Ed. Caminho, 1987. v. 4. p. 09-140.
SANTIAGO, Silviano. Meditações sobre o ofício de criar. Aletria, v. 18, p. 175-179, jul./dez., 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.