JUDITH TEIXEIRA, UMA «POETISA DE VALOR» VERSUS «UMA DESAVERGONHADA»
Palavras-chave:
censura, polémicas literárias, autoria feminina, receção crítica, literatura portuguesaResumo
Focando-se na receção crítica da poesia de Judith Teixeira na época da sua publicação em jornais e revistas portugueses, este artigo visa a análise do teor dos comentários que lhe foram feitos, colocando em confronto duas perspetivas que correspondem, respetivamente, a dois tipos de critérios distintos: o literário e o moral. Nesta linha de sentido, expõe e comenta igualmente o contexto sociocultural e as polémicas literárias em que a autora esteve envolvida (Literatura de Sodoma, em 1923, e a controvérsia causada pelo livro Nua. Poemas de Bizâncio, em 1926) e a defesa pública do seu trabalho e das suas motivações que se viu obrigada a apresentar.Downloads
Referências
S/a. A moral no teatro. O que diz o escritor Aquilino Ribeiro. Diário de Lisboa, p.4, 20 de julho 1923.
AA.VV. Breve dicionário de autores portugueses. Organização de António M. Couto Viana. Lisboa: Verbo, 1985.
S/a. A poetisa Judith Teixeira fala-nos da sua Arte e das suas intenções. Revista Portuguesa, nº 3, p.16-18, 24 de março 1923.
ALMEIDA, S. J. Homossexuais no Estado Novo. Porto: Sextante Editora, 2010.
ALONSO, C. P. Estudo introdutório. In TEIXEIRA, J. Poesia e prosa. Organização e notas de Cláudia Pazos-Alonso e Fabio Mario Silva. Lisboa: Dom Quixote, 2015. p.21-38.
AMARAL, A. L.; FREITAS, M. Do corpo: outras habitações: identidades e desejos outros em alguma poesia portuguesa. Lisboa: Assírio & Alvim, 2018.
S/a. Apreensão de livros. A Capital, p.2, 5 de março 1923.
BARROS, T. L. Escritoras de Portugal. Lisboa: S/ed., 1924.
BINET, A.M. Judith Teixeira (1880-1959) ou o primeiro Modernismo português no feminino. In Judith Teixeira: ensaios críticos. No centenário do Modernismo. Organização de Fabio Mario da Silva, Annabela Rita et alli. Viseu: Edições Esgotadas, 2017, p.33-41.
BONILHA, J. Europa, de Judith Teixeira e o Almanaque das Senhoras (1870-1928): reflexões sobre mulher e literatura. In Judith Teixeira: ensaios críticos. No centenário do Modernismo. Organização de Fabio Mario da Silva, Annabela Rita et alli. Viseu: Edições Esgotadas, 2017, p.273-286.
BRAGA, P. D. Filhas de Safo: uma história da homossexualidade feminina em Portugal, Alfragide: Texto Editores, 2011.
CAETANO, M. Arte sem moral nenhuma. Ordem nova, nº 4-5, p.156-158, junho-julho 1926.
CARVALHO, A.V. Duma conferencia acêrca da «Literatura Moderna». Diário de Lisboa, p.2, 15 de agosto 1927.
S/a. Casa d’Orates – Doida sim e porque sim. Revolução nacional, p.4, 2 de julho 1926.
S/a. Casa d’Orates. Padre Manso, o das moralidades. Revolução nacional, p.1, 21 de junho 1926.
CASTRO, F. Ao fim da memória (memórias 1906-1939). Lisboa: Verbo, 1988.
COELHO, J. P. Dicionário de literatura. Porto: Mário Figueirinhas, 1997.
S/a. DECADENCIA, por Judith Teixeira. A Ilustração Portuguesa, nº 889, p.286, 3 de março 1923.
S/a. Do livro «Nua» da poetisa Judith Teixeira transcrevem-se algumas poesias. Diário de Lisboa, p.3, 19 de junho 1926.
DUMAS, C. De si em Artista, ou o Futurismo segundo Judith Teixeira em De mim. In Judith Teixeira: ensaios críticos. No centenário do Modernismo. Organização de Fabio Mario da Silva, Annabela Rita et alli). Viseu: Edições Esgotadas, 2017, p.133-144.
FERREIRA, J. O baile das sopeiras. A Capital, p.2, 4 de abril 1923.
GUIMARÃES, L. O. O que se escreve – aspectos literários: o delírio do livro velho – a reacção contra certos livros novos. A Capital, p.1, 15 de março 1923a.
GUIMARÃES, L. O. O que se escreve e o que se lê. A Capital, p,1, 19 de maio 1923b.
KLOBUCKA, A. A invenção do eu: apontamentos sobre a vida virtual de António Botto. forma breve – homografias: literatura e erotismo. Aveiro, nº7, p. 63-80, 2009. Disponível em https://proa.ua.pt/index.php/formabreve/article/download/6469/4765. Acesso em: 04 junho 2019.
KLOBUCKA, A.António Botto’s impossible queerness of being”. In DIX, S.; PIZARRO, J. (ed.). Portuguese Modernisms – multiple perspectives on literature and the visual arts, Leeds: Legenda, 2011, p.110-121.
LEAL, R. Sodoma divinizada. Organização de Aníbal Fernandes. Lisboa: Hiena, 1989.
LISBOA, E. Dicionário cronológico de autores portugueses – vol.III. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1990-1997.
S/a. Literatura imoral. A Capital. p.2, 3 de março 1923.
S/a. Livros novos. A Capital. p.1, 5 de maio 1926.
S/a. Livros novos. A Capital. p.1, 21 de junho 1926.
S/a., “Livros Novos. O Século. p.2, 16 de fevereiro 1923.
LOPES, O.; MARTINS, J. Breve história da literatura portuguesa. Lisboa: Empresa Contemporânea de Edições, 1945.
MACHADO, A. M. Dicionário de literatura portuguesa – vol.II. Lisboa: Editorial Presença, 1996.
MAIA, A. Literatura de Sodoma – O sr. Fernando Pessoa e o ideal estético em Portugal. Contemporânea, nº4, p-31-35, outubro de 1922.
MARTINS, F. C. Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo português. Lisboa: Caminho, 2008.
MONSANTO, A. Livros proibidos – a propósito de uma ordem do sr. Governador Civil. A Capital, p.1, 22 de março 1923.
S/a. Nua. Poemas de Judith Teixeira. A Capital, p.1, 21 de junho 1926.
S/a. O caso da apreensão dos livros e o que nos afirma D. Judith Teixeira. Diário de Lisboa, p.5, 6 de março 1923.
S/a. O livro “Castelo de Sombras” – o que nos diz a sua autora D. Judith Teixeira. Diário de Lisboa, p.5, 21 de maio 1923.
OLIVEIRA, A. Secreto é o ruído dos corpos: feminino e erotismo na poesia de Judith Teixeira, Yolanda Morazzo, Maria Teresa Horta e Paula Tavares. 2021, 160 f. Tese (Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2021. Disponível em https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/96378. Acesso em: 22 junho 2023.
PEREIRA, P. T. Memórias, postos em que servi e algumas recordações pessoais. Vol.I. Lisboa: Verbo, 1972.
PESSOA, F. António Botto e o ideal estético em Portugal. Contemporânea, nº3, s/pág., julho 1922.
PESSOA, F. Correspondência 1905-1922. Edição de Manuela Parreira da Silva). Lisboa: Assírio & Alvim, 1998a.
PESSOA, F. Correspondência 1923-1935. Edição de Manuela Parreira da Silva. Lisboa: Assírio & Alvim, 1998b.
PESSOA, F. Correspondência inédita. Organização de Manuela Parreira da Silva. Lisboa: Livros Horizonte, 1996.
PITTA, E. Aula de poesia. Lisboa: Queztal Editores, 2010.
S/a. Poemas, por Judith Teixeira. Diário de Lisboa, p.3, 3 de março 1923.
PRATES, M. L. F., Maria Lamas (1893-1983) – uma participante na História da mentalidade feminina. 2010, 272 f. Tese (Doutoramento em Estudos Portugueses, Cultura Portuguesa do século XX) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2010.
RÉGIO, J. Páginas de doutrina e crítica da “presença”. Prefácio e notas de João Gaspar Simões. Porto: Brasília Editora, 1977.
SAMPAIO, A. F. Poetisas de hoje. Lisboa: Diário de Notícias, 1931.
SENA, J. António Botto. In Líricas portuguesas – vol.I. Lisboa: Edições 70, 1984. p.65-87.
SENA, J. Estudos de literatura portuguesa. Vol. III. Lisboa: Edições 70, 1988.
SILVA, F. M. Breves considerações sobre os antecedentes e subsequentes embates sobre a publicação de Sodoma Divinizada, de Raul Leal. Revista Via Atlântica. São Paulo, s/pág., 2023 (no prelo).
SIMÕES, J. G. O mistério da poesia: ensaios de interpretação da génese poética. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1931.
SIMÕES, J. G. Retratos de poetas que conheci. Porto: Brasília Editora, 1974.
SOUSA, M. G. Judith Teixeira: originalidade poética e descaso literário na década de vinte. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Portugueses) – Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2001.
S/a. Uma carta da poetisa Judith Teixeira. Diário de Lisboa, p.8, 26 de junho 1926.
TEIXEIRA, J. Poemas. Lisboa: & etc, 1996.
TEIXEIRA, J. Poesia e prosa. Organização e notas de Cláudia Pazos-Alonso e Fabio Mario Silva. Lisboa: Dom Quixote, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.