PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE APOIO A DECISÃO EM UM BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA PARAÍBA

Autores

  • Nathália Gabriel Gomes Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • Alan Santos de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisco Formiga de Souza Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

DOI:

https://doi.org/10.51720/mcr.v4i2.3258

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Polícia Militar, Planejamento Estratégico.

Resumo

Objetivou-se nesse estudo apresentar uma proposta de implantação do Balanced Scorecard (BSC) no 1° batalhão da Polícia Militar da Paraíba (PMPB). Como objetivos específicos: a) analisar a realidade estratégica da instituição; b) identificar quais os pontos de melhorias do batalhão na visão dos policiais militares que fazem parte de seu efetivo; c) analisar o plano estratégico atual do batalhão, enfocando a formulação dos objetivos nas quatro perspectivas estabelecidas no BSC e relações de causa e efeito. Utilizou-se uma abordagem qualitativa por ter sido realizada uma entrevista semiestruturada com o analista criminal da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (SESDS), para entender a realidade estratégica da instituição e quantitativa por ter sido aplicado questionários com amostragem de 146 policiais que respondem ao 1° batalhão na intenção de identificar o ponto de vista dos policiais militares frente a instituição. Assim, foi possível propor o BSC e suas relações de causa e efeito, traçando estratégias e métricas para todas as perspectivas, mas com ênfase na perspectiva sociedade, pois se trata da principal razão de criação de valor. Espera-se que os resultados apresentados contribuam tanto para o meio acadêmico como para a PMPB, uma vez que a aplicabilidade do BSC pode influenciar na melhoria de gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Gabriel Gomes, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ.

Alan Santos de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFPB. Graduado em Ciências Contábeis e Especialista em Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Professor Assistente, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e membro do Colegiado de Curso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira . Tem experiência em pesquisas na área de contabilidade, com ênfase em Contabilidade para usuários internos.

Francisco Formiga de Souza, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Graduado e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Logística, na Universidade Internacional da Paraíba( Laureate); professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração e Logística no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ); professor da Pós-graduação em gestão empresarial na Faculdade Estratego; vivência profissional na indústria de calçados, como analista de processos (SAMELLO CALÇADOS S/A); vivência Profissional na indústria têxtil, como coordenador de produção (COTEMINAS S/A); experiência profissional de 9 anos na indústria de alimentos (AMBEV): 5 anos como gestor de produção e 4 anos como coordenador de Engenharia; além de está atuando como Gerente do Escritório de Projetos de Negócios, voltado para estágio, no Centro Universitário de João Pessoa.

Referências

Bentes, G. P. (2011) Utilização do Balanced Scorecard na Gestão Pública: Um estudo de caso na polícia militar do estado do Rio Grande do Norte. Dissertação. (Engenharia da Produção) – Universidade Federal do Rio Grande de Norte, Natal.

Fernandes, A.G, Furtado, R. P. M., & Ferreira, P. A. (2016). Aplicação do Balanced Scorecard no auxílio à formulação do planejamento estratégico no setor público: o caso DAE/UFLA. E&G Economia e Gestão, 16 (42), pp. 218-244.

Gomes, A. P. S. (2006). O papel do Balanced Scorecard na avaliação de desempenho do sistema policial português. Tese. (Contabilidade e Auditoria) - Universidade do Minho – Escola de Economia e Gestão, Braga.

Kaplan, R.S., & Norton, D. P. (1997). A estratégia em ação: balanced scorecard. 22. ed. Rio de Janeiro: Campus.

Mason, R. O., & Swanson, E. B. (1981). Measurement for management decision. California: Addison-Wesley.

Matias-pereira, J. (2018). Administração pública: foco nas instituições e ações governamentais. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Neely, A. (1998). Measuring business performace. London, The Economist In Association With Profile Books.

Rezende, D. A. (2015). Planejamento estratégico público ou privado: guia para projetos em organizações de governo ou de negócios. 3. ed. São Paulo: Atlas.

Taffarel, M. (2018). O Balanced Scorecard como ferramenta estratégica para pequenos municípios. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais, 3(2), pp. 59-80.

Teixeira, A. A; Cruz, J.A; Fosenca, P.G. (2015). Administração Pública dos serviços de saneamento básico: uma análise da aplicabilidade da gestão estratégica com o uso do Balanced Scorecard – BSC na empresa baiana de águas e saneamento – EMBASA. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 9 (25), pp. 159-179.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

Gomes, N. G., Oliveira, A. S. de, & Souza, F. F. de. (2020). PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE APOIO A DECISÃO EM UM BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA PARAÍBA. Management Control Review, 4(2), 46–62. https://doi.org/10.51720/mcr.v4i2.3258

Edição

Seção

Artigos