Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição do manuscrito é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Esta submissão não é uma revisão de literatura. Os artigos de revisão serão aceitos para avaliação mediante convite do Comitê Editorial [Por favor, anexar o convite do Comitê Editorial da revista Medicina Veterinária (UFRPE).]
  • A carta de apresentação (cover letter) com a concordância e assinatura de todos os autores será anexada na área "2. Transferência do manuscrito" - "Arquivos da Submissão".
  • O arquivo Página de Rosto, em formato PDF, constando informações como título, autores e afiliações, será anexado na área "2. Transferência do manuscrito" - "Arquivos da Submissão".
  • O(s) parecer(es) do Comitê de Ética será(ão) anexado(s) na área "2. Transferência do manuscrito" - "Arquivos da Submissão". Quando não houver necessidade de obtenção de licenças éticas, será anexada uma declaração de dispensa assinada pelo autor para correspondência.
  • Para os artigos submetidos em inglês, será anexado um Certificado de Tradução ou Revisão emitido por uma empresa habilitada ou por um Tradutor especializado na área "2. Transferência do manuscrito" - "Arquivos da Submissão".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word e nele não constam os nomes dos autores e suas respectivas afiliações.
  • O texto do manuscrito está: em espaço duplo, no tamanho do papel A4, fonte Times New Roman tamanho 12, margens superior e esquerda de 3,0cm, inferior e direita de 2,0cm, com linhas numeradas (numeração contínua). As figuras e tabelas estão inseridas no texto, após as referências, e não na forma de anexos.
  • Os autores declararam não existir conflito de interesse, por exemplo, o emprego, consultorias, propriedade de ações, honorários, testemunhos de especialistas pagos ou financiamento direto ou indireto, entre outros.
  • As instruções disponíveis em Garantindo o Blind Review, na área de submissão "2.Transferência do manuscrito" foram seguidas.
  • As Diretrizes para Autores foram totalmente seguidas.
  • Será incluído o número Orcid de cada autor no sistema online da revista.

Diretrizes para Autores

Informações Gerais

A revista Medicina Veterinária do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com publicação trimestral, tem o objetivo de divulgar manuscritos originais em forma de artigo científico, artigo de revisão, relato de caso e comunicação breve nas áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Biológicas e áreas correlatas. Os artigos de revisão serão aceitos para avaliação e publicação mediante convite do Comitê Editorial.

Os manuscritos deverão ser destinados com exclusividade e deverão estar devidamente formatados conforme as normas de instruções para autores. Os artigos encaminhados fora das normas da revista serão automaticamente rejeitados, porém poderão ser submetidos novamente após adequação. Os manuscritos podem ser publicados nos idiomas inglês (preferencialmente) e português.

Informamos que não são cobradas taxas para submissão e publicação e os manuscritos publicados possuem o número do DOI.

O prazo estimado desde a submissão até a aprovação demorará em torno de até 4 meses de espera, ou o quanto antes for avaliado pelos pareceristas, e tivermos o retorno rápido para a finalização do fluxo de avaliação.

O Artigo Científico deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão ou Resultados e Discussão; Conclusão (opcional); Conflito de Interesse; Comitê de Ética; Agradecimentos e Referências.

O Artigo de Revisão deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Desenvolvimento (podem ser utilizados subtítulos); Considerações Finais e Referências.

O Relato de Caso consiste na descrição de casos que incluam observações clínicas ou que representem originalidade de um diagnóstico ou tratamento, ou ainda que ilustre situações pouco frequentes. Deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Descrição do Caso; Discussão; Conclusão (opcional); Conflito de Interesse; Agradecimentos e Referências.

A Comunicação Breve consiste em um artigo curto que descreva observações experimentais relevantes e que não justifiquem ainda sua publicação como artigo científico completo. Deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Texto sem divisão das seções, mas contendo Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão ou Resultados e Discussão; Conclusão; Conflito de Interesse; Comitê de Ética; Agradecimentos e Referências.

Os manuscritos devem ser redigidos no Microsoft Word. Para os artigos submetidos em inglês, deve ser inserido um Certificado de Tradução ou Revisão emitido por uma empresa habilitada ou de um Tradutor especializado.

A submissão do manuscrito deve acompanhar quatro arquivos:

1) Carta de Apresentação (Cover Letter), que deve informar a originalidade e exclusividade da submissão do manuscrito a este periódico, além da concordância e assinatura de todos os autores;

2) Aspectos éticos, com a aprovação das licenças da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), da Comissão de Ética envolvendo seres humanos, Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBio), Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen) e/ou demais licenças éticas, quando se fizer necessário. Quando não houver necessidade de obtenção de licenças éticas, deve ser anexada uma declaração de dispensa de parecer ético assinada pelo autor para correspondência e um breve comentário deve ser apresentado no tópico Comitê de Ética do artigo. Sugere-se redigir a seguinte frase: "A execução desta pesquisa dispensou a necessidade de obtenção de licenças éticas, pois..." [ inserir a justificativa da ausência da licença].

3) Manuscrito sem o nome dos autores e afiliações; e

4) Página de rosto em um arquivo no formato PDF intitulado “Página de Rosto”, com o título do manuscrito em português e inglês, os nomes dos autores (com o sobrenome em negrito), afiliações e link do ORCID. Os nomes dos autores deverão ser colocados abaixo do título, um ao lado do outro separados por vírgula, seguidos de números sobrescritos, os quais serão repetidos imediatamente abaixo dos nomes para indicar afiliação (departamento, instituição, cidade, estado e país) e deve ser indicado com símbolo de asterisco (*) o autor para correspondência. O e-mail do autor para correspondência deve ser colocado imediatamente após afiliação.

Os conceitos e opiniões no manuscrito são de exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Comitê Editorial da revista.

Preparação do Manuscrito

O texto deverá ser digitado no tamanho do papel A4, fonte Times New Roman tamanho 12, espaço entre linhas 2,0 (espaço duplo), margens superior e esquerda de 3,0cm, inferior e direita de 2,0cm, com linhas numeradas (numeração contínua), no formato de texto/Word. No texto não deve constar os nomes dos autores e suas respectivas afiliações. O máximo de páginas será 15 para artigos científicos, 20 para artigo de revisão e 12 para relato de caso e comunicação breve. Tabelas e figuras devem ser incluídas após as referências e não serão consideradas nesse número total de páginas.

O título deverá ser redigido em português acompanhado de tradução em inglês, logo abaixo e entre parênteses. Em caso de ser redigido em inglês, o título em português será colocado logo abaixo e entre parênteses.

Os nomes completos de todos os autores do manuscrito deverão ser escritos nos metadados dos autores na plataforma da revista. O último nome será o sobrenome do autor.

Os autores são aconselhados a conferir a escrita, ordem, afiliação e endereço de todos os autores no momento da submissão, pois serão publicados exatamente como indicados pelo autor para correspondência. Alterações na autoria por adição ou exclusão de autores, alterações no autor para correspondência e/ou alterações na sequência de autores não são permitidas após a aceitação de um manuscrito.

O Resumo e o Abstract deverão conter no máximo 250 palavras, incluindo introdução (opcional), objetivo(s), material e métodos, resultados e conclusão. Palavras-chaves: no máximo cinco, separadas por ponto e vírgula, não repetindo palavras presentes no título.

A Introdução deverá conter uma explanação concisa, na qual são estabelecidos, de forma breve e contextualizada, o problema, a relevância, a justificativa e os objetivos do trabalho.

O Material e Métodos deverá citar o desenho experimental, o material envolvido, a descrição dos métodos utilizados e análise estatística ou referenciar corretamente os métodos já publicados.

Os Resultados devem ser apresentados de forma clara e objetiva, podendo-se utilizar tabelas, gráficos e figuras, de modo a não deixar dúvidas ao leitor.

A Discussão deverá basear-se nos resultados obtidos no trabalho. É importante ressaltar que os dados sejam discutidos e não simplesmente comparados com dados de outros autores. Resultados e Discussão podem ser escritos em único tópico.

A Conclusão ou Considerações Finais deverão ser redigidas no “tempo presente do verbo” e estarem fundamentadas nos resultados da pesquisa, sem incluir informações presentes na revisão de literatura e discussão.

As Tabelas e Figuras devem estar inseridas após as referências. As tabelas e figuras que já tenham sido publicadas devem ser devidamente referenciadas e conter, abaixo da legenda, a fonte (autor e data).

Observação: Caso o autor tenha algum problema para anexar o manuscrito devido ao tamanho do arquivo pela quantidade de figuras, alternativamente, podem ser anexadas no sistema online no formato tiff ou jpeg e removidas no manuscrito. 

a) Tabela: conjunto de dados alfanuméricos ordenados em linhas e colunas. Usar linhas horizontais na separação do cabeçalho e no final da tabela. A legenda recebe inicialmente a palavra Tabela, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico. O título da tabela deve ser escrito na parte superior da mesma.

b) Figura: qualquer ilustração, desenho, fotografia, gráfico, fluxograma ou esquema. As legendas recebem inicialmente a palavra Figura, seguida do número de ordem em algarismo arábico. O título da figura deve ser escrito na parte inferior da mesma. As figuras devem ser enviadas em formato tiff com ao menos 600dpi. Caso seja necessário adicionar letras nas figuras, utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 10 a 12, de acordo com a dimensão da figura.

O Conflito de Interesse deverá ser incluído após a discussão ou conclusão. Os autores devem divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que poderiam indevidamente influenciar o seu trabalho. Exemplos de potenciais conflitos de interesse incluem o emprego, consultorias, propriedade de ações, honorários, testemunhos de especialistas pagos ou financiamento direto ou indireto. Se não se aplicar ao artigo, sugere-se redigir a seguinte frase: Os autores declaram não existir conflito de interesse.

O Comitê de Ética deverá ser incluído no artigo científico e comunicação breve, após o conflito de interesse, constando o número do(s) parecer(es) necessário(s) para execução do estudo (exemplo: Comissão de Ética do Uso de Animais - CEUA, Comitê de Ética em Pesquisa - CEP, quando envolver seres humanos), confirmando sua aprovação. Reforçamos que a licença CEP é mandatória para estudos com aplicação de questionários em humanos. No caso da pesquisa que foi realizada com animais silvestres no Brasil, deve-se acrescentar o número da licença do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Sugere-se redigir a seguinte frase: o projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética do(a) nome da instituição, sob o número 1111/1111. O(s) parecer(es) do Comitê de Ética deverá ser enviado como anexo no momento da submissão do manuscrito.  

Os Agradecimentos (opcional) devem ser incluídos imediatamente após o item comitê de ética e devem ser expressos de maneira concisa.

As Referências devem ser relacionadas em ordem alfabética e colocadas no final do artigo. Quando houver mais de uma referência de um mesmo autor, deve-se usar a ordem cronológica.

As citações dos autores no texto deverão ser feitas conforme os exemplos que seguem:

Esses resultados estão de acordo com os reportados por Mota e Alves (2021) e Weppert et al. (2022), como uma má formação congênita (Tudury, 2018; Coelho et al., 2020; Monteiro e Almeida, 2021).

Se o mesmo autor tiver mais de um trabalho publicado no mesmo ano, utilizar letras minúsculas após o ano de publicação (tanto na citação no texto, quanto na lista de referências), conforme exemplo: (Teixeira et al., 2021a; Teixeira et al., 2021b).

As normas para citações e referências foram elaboradas, com adaptações, do estilo Vancouver. Por favor, siga os exemplos abaixo:

 

Citação de livro:

(autor(es) / título: subtítulo, se houver / edição / cidade da publicação / editora / ano / total de páginas)

 Austin, C.R.; Short, F.R.S. Reproduction in mammals: hormonal control of reproduction. 2nd ed. Cambridge: University Press, 1988. v.3, 244p.

Willemse, T. Dermatologia clínica de cães e gatos: guia para o diagnóstico e terapêutica. São Paulo: Manole, 2002. 143p.

Capítulo de livro com autoria:

(autor(es) do capítulo / título do capítulo: subtítulo, se houver / In: / autor(es) da obra / título da obra: subtítulo, se houver / edição / cidade da publicação / editora / ano / página inicial-final do capítulo)

 Lima, P.F.; Paes Barreto, M.B.; Coleto, Z.F. Biopsia e esfregaço vaginal como instrumentos para viabilizar o diagnóstico de gestação. In: Santos, M.H.B.; Oliveira, M.A.L.; Lima, P.F. Diagnóstico de gestação na cabra e na ovelha. São Paulo: Varela, 2004. p.35-40.

Santos, M.H.B.; Oliveira, M.A.L.; Lima, P.F.  Diagnóstico de gestação. In:_____. Diagnóstico de gestação na cabra e na ovelha. São Paulo: Varela, 2004. p.117-136. (Quando o autor do livro é também autor do capítulo).

 

Capítulo de livro sem autoria:

Nesses casos, subentende-se que o autor do capítulo é o mesmo autor do livro.

 Almeida, J.M. Teratologia: as más-formações congênitas e os fatores que as ocasionam. In: ___. Embriologia veterinária comparada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. p.65-66.

Artigo completo:

(autor(es) do artigo / título do artigo / nome do periódico / volume / número / página inicial–final / ano)

 Referências a partir de quatro autores permite-se que se indique apenas o primeiro autor, seguido da expressão et al.

 Luna, F.O.; Attademo, F.L.N. Xica - a história de vida do peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) mais velho do Brasil: relato de caso. Medicina Veterinária, 15(3): 189-195, 2021.

Baptista, R.I.A.A.; Silva, A.S.A.; Barbosa Junior, S. A.; Cysneiros, B.C.; Barbosa, C.N. Soropositividade para Actinobacillus pleuropneumoniae em suínos na fase de terminação no estado de Pernambuco. Medicina Veterinária, 16(1): 1-7, 2022.

Silva, A.T.F. et al. Quality of UHT whole milk marketed in Pernambuco, Brazil. Medicina Veterinária, 15(3): 282-288, 2021.

Será considerado no prelo, o artigo que já estiver sendo referenciado com o volume, número de páginas e ano de publicação.

Documentos eletrônicos:

(Nome(s) do(s) autor(es), instituição ou órgão governamental* / título / publicação / endereço eletrônico / data de acesso).

*Nota: Quando se tratar de órgãos governamentais da administração (Ministérios, Secretarias e outros) entrar pelo nome geográfico em caixa alta (país, estado ou município), considerando a subordinação hierárquica, quando houver.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 62, de 29 de dezembro de 2011. Disponível em: <http://www.leitedascriancas.pr.gov.br/arquivos/File/legislacao/IN62_2011_MAPA.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2017.

A revista Medicina Veterinária não recomenda a citação de trabalhos de monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado, e não aceita a citação de trabalhos apresentados em eventos científicos (anais de eventos de qualquer natureza), bem como informações verbais ou similares.

As dúvidas devem ser direcionadas ao Comitê Editorial da revista Medicina Veterinária através do e-mail: revmedvet@ufrpe.br

Revisão em: 25/04/2022

 

Guide for authors

 

General Information

The journal Medicina Veterinária from the Department of Veterinary Medicine of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), published quarterly, has the objective of publishing original manuscripts in the form of scientific paper, review article, case report, and short communication in the fields of Veterinary Medicine, Animal Science, Biological Sciences, and related areas. Review articles will be accepted for review and publication only when requested by the editorial board.

The journal is indexed in AGRIS, CAB Abstracts, Google Scholar, Latindex, Web of Science, Scopus and Web of Science – Science Index Expanded.

Manuscripts should be submitted exclusively and should be properly formatted according to the instructions for authors. Submitted manuscripts that are not formatted according to current journal guidelines will be automatically rejected but may be submitted again after formatting issues are addressed. Manuscripts may be published in English (preferably) and Portuguese.

 

There are no charges associated with submission and publication, and published papers receive a DOI.

 

The estimated period from submission to approval will take up to 4 months, or as soon as it is evaluated by the reviewers, and we have a quick return to finalize the evaluation flow.

 

A Scientific Paper should contain the following topics: Title (Portuguese and English); Abstract in Portuguese; Keywords in Portuguese; Abstract; Keywords; Introduction; Material and Methods; Results; Discussion or Results and Discussion; Conclusion (optional); Conflict of Interest; Ethics Committee; Acknowledgments; and References.

A Review Article should contain the following topics: Title (Portuguese and English); Abstract in Portuguese; Keywords in Portuguese; Abstract; Keywords; Introduction; Development (subtitles may be used); Final Considerations, and References.

A Case Report consists of the description of cases that include clinical observations or that represent originality in diagnosis or treatment, or that illustrate unusual situations. It should contain the following topics: Title (Portuguese and English); Abstract in Portuguese; Keywords in Portuguese; Abstract; Keywords; Introduction; Case Description; Discussion; Conclusion (optional); Conflict of Interest; Acknowledgments; and References.

A Short Communication consists of a short paper that describes relevant experimental observations that do not yet justify a publication as a full scientific paper. It should contain the following topics: Title (Portuguese and English); Abstract in Portuguese; Keywords in Portuguese; Abstract; Keywords; Text with no division of sections, but containing Introduction; Material and Methods; Results; Discussion or Results and Discussion; Conflict of Interest; Ethics Committee; Acknowledgments; and References.

Manuscripts should be written using Microsoft Word. For manuscripts submitted in English, a Certificate of Translation or Revision by a recognized company or a specialized translator should be included.  

The manuscript should be accompanied by the following files:

1) Cover letter, which should address the originality and exclusivity of the manuscript’s submission to this journal, as well as the agreement of and signature of all authors.

2) Ethical aspects: Approval from an Ethics Committee for the Use of Animals (CEUA or equivalent), Ethics Committee involving humans, Biodiversity Authorization and Information System (SISBio), the Brazilian National System of Management of Genetic Heritage and Associated Traditional Knowledge (SisGen) and/or other ethical licenses when necessary. When an ethical license is not neeeded, a statement signed by the corresponding author explaining that ethical oversight was not required must be presented must be attached, and a brief comment must be inserted into the Ethics Committee section of the manuscript. Suggested wording is: "This research did not require ethical approval, because..." [insert the justification for why the license was not obtained/necessary].

3) Manuscript without the name of the authors or affiliations;

4) Title page in a PDF file named “Title Page”, with the manuscript title in Portuguese and English, author names (last name(s) in bold) and affiliation. Author names should be placed under the title, one next to the other separated by a comma, followed by superscript numbers, which should be repeated directly below the author names to indicate affiliation (department, institution, city, state, and country). The corresponding author should be indicated with an asterisk (*). The corresponding author’s email address must be placed immediately after affiliation.

 

The concepts and opinions in the manuscript are the sole responsibility of the authors and do not necessarily reflect the opinion of the Editorial Board of the journal.

 

Manuscript preparation

The text must be typed onto an A4 size sheet, using Times New Roman font size 12, with a spacing between the lines of 2.0 (double spacing), superior and left margins with 3.0cm width, inferior and right margins with 2.0cm width, with numbered lines (continuous numbering) in Word. The text should not contain the names of all authors and their respective affiliations. The maximum number of pages will be 15 for scientific papers, 20 for review articles, and 12 for case reports and short communications. Tables and figures should be included after the references and will not count towards the total number of pages.

The title must be typed in Portuguese accompanied by the translation in English, in the following line, and in parenthesis. If the manuscript is in English, then the Portuguese title should be placed below and in parenthesis.

The full names of all authors should be included in the manuscript metadata on the journal platform.

Authors are strongly advised to ensure the correct spelling of the authors’ name, affiliations, addresses, and the order of authors at submission; it will be published exactly as indicated by the corresponding author. Changes of authorship by adding or deleting authors, and/or changes in Corresponding Author, and/or changes in the sequence of authors are not accepted after acceptance of a manuscript.

The Abstracts should have a maximum of 250 words, including introduction (optional), objective(s), material and methods, results, and conclusion. Keywords: a maximum of five, separated by a semicolon, and should not contain words present in the title.

The Introduction should have a concise explanation in which the problem, relevance, justification, and objectives of the work should be established briefly and within the context.

Material and Methods should contain the experimental design, the material used, the description of the methods and statistical analysis employed or adequately reference previously published methods.

The Results should be presented in a clear and objective manner. The authors may make use of tables, graphs, and figures so that readers have no doubts about what was done.

The Discussion should be based on the results obtained. It is important that the data are discussed and not merely compared with that of other authors.

The Conclusion and Final Considerations should be written in the present verb tense and must be based on the results of the research, without including information present in the literature review and discussion.

Tables and Figures should be insert after references and not as attachment. Tables and figures that have already been published should be properly referenced and contain, below the caption/legend, the source (author and date).

a) Table: a group of alphanumeric data ordered in lines and columns. Use horizontal lines in separating the table header and at the end of the table. The legend should initially contain the word Table, followed by an ordered Arabic number. The title of the table should be written above the table.

b) Figure: any illustration, drawing, photograph, graph, fluxogram, or schematic. The legends should initially contain the word Figure, followed by the ordered Arabic number. The figure title should be written below the figure. The figures should be sent in tiff format with at least 600dpi. To add lettering, it is best to use Times New Roman, size 10 to 12, according to figure size.

Conflict of Interest should be included after the discussion or conclusion. The authors should divulge any financial or personal relationships with other people or companies that could improperly influence their work. Examples of potential conflicts of interest include job, Consulting positions, stock purchase, work fees, paid specialist testimonies, or direct or indirect financing. If there is no conflict of interest, it is advisable to include the following sentence: The authors declare no conflict of interest.

The Ethics Committee should be included in the scientific paper and short communication, after the conflict of interest, containing the number(s) for the necessary authorization(s) for conducting the study (example: Ethics Committee for Animal Use – CEUA, Ethics Research Committee – CEP, when involving humans), with confirmation of its approval. A CEP license or equivalent is needed for studies where questionnaires are given to humans. For research using wild animal species in Brazil, the number for the license from the “Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO)” of the “Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)” must be provided. The following phrase is suggested: the research Project was approved by the ethics committee of the institution name, under number 1111/1111. The Ethics Committee's approval must be attached at the time of manuscript submission.

The Acknowledgments (optional) should be included immediately after the ethics committee section and should be expressed concisely.

The References should be ordered alphabetically at the end of the manuscript. When there is more than one reference from the same author, a chronological order should be used.

Author citations within the text should be made according to the following examples:

These results are in agreement with those reported by Mota and Alves (2021) and Weppert et al. (2022), as a congenital malformation (Tudury, 2018; Coelho et al., 2020; Monteiro and Almeida, 2021).

If the same author has more than one paper published in the same year, use lowercase letters after the publication year (both in the text citation as in the reference list) as in the following example: (Teixeira et al., 2021a: Teixeira et al., 2021b).

The journal uses a modified Vancouver style for formatting of the references. Please follow the examples given below:

 

Book citation:

(author(s) / title: subtitle, if any / edition / city where published / publisher / year / total number of pages)

Austin, C.R.; Short, F.R.S. Reproduction in mammals: hormonal control of reproduction. 2nd ed. Cambridge: University Press, 1988. v.3, 244p.

Willemse, T. Dermatologia clínica de cães e gatos: guia para o diagnóstico e terapêutica. São Paulo: Manole, 2002. 143p.

 

 

Book chapter with authorship:

(chapter author(s) / chapter title: subtitle, if any / In: / book author(s) / book title: subtitle, if any / edition / city where published / publisher / year / initial page-final page of the chapter)

Lima, P.F.; Paes Barreto, M.B.; Coleto, Z.F. Biopsia e esfregaço vaginal como instrumentos para viabilizar o diagnóstico de gestação. In: Santos, M.H.B.; Oliveira, M.A.L.; Lima, P.F.Diagnóstico de gestação na cabra e na ovelha. São Paulo: Varela, 2004. p.35-40.

Santos, M.H.B.; Oliveira, M.A.L.; Lima, P.F. Diagnóstico de gestação. In:_____. Diagnóstico de gestação na cabra e na ovelha. São Paulo: Varela, 2004. p.117-136. (When the author of the book is also author of the chapter).

Book chapter without authorship:

In these cases, it is understood that the chapter author is the same as the book author.

Almeida, J.M. Teratologia: as más-formações congênitas e os fatores que as ocasionam. In: ___. Embriologia veterinária comparada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. p.65-66.

 

Journal article:

(author(s) / title of the paper / journal name / volume / number / first page-last page / year)

For references containing more than four authors, it is permitted to cite the first author followed by the expression et al.

Luna, F.O.; Attademo, F.L.N. Xica - a história de vida do peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) mais velho do Brasil: relato de caso. Medicina Veterinária, 15(3): 189-195, 2021.

Baptista, R.I.A.A.; Silva, A.S.A.; Barbosa Junior, S. A.; Cysneiros, B.C.; Barbosa, C.N. Soropositividade para Actinobacillus pleuropneumoniae em suínos na fase de terminação no estado de Pernambuco. Medicina Veterinária, 16(1): 1-7, 2022.

Silva, A.T.F. et al. Quality of UHT whole milk marketed in Pernambuco, Brazil. Medicina Veterinária, 15(3): 282-288, 2021.

 

An article will be considered as “in press” if the reference includes the volume, number of pages, and publication year.

 

Electronic documents:

(Author name(s), institution or government body* / title / publication / electronic address / date accessed).

*Note: For administrative government agencies (Ministries, Secretariats, and others), place the geographical location in caps (country, state, or city), considering the hierarchy, if any.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 62, de 29 de dezembro de 2011. Available at: <http://www.leitedascriancas.pr.gov.br/arquivos/File/legislacao/IN62_2011_MAPA.pdf>. Accessed on: 15 mar. 2017.

The journal Medicina Veterinária does not recommend the citation of undergraduate theses, master’s dissertations, and doctorate theses, and does not accept citations of papers presented in scientific events (annals of events of any nature), verbal communications, or similar.  

Questions should be directed to the Editorial Board of the journal Medicina Veterinária via e-mail: revmedvet@ufrpe.br

Revised on: 04/25/2022.

Produção Animal

 

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.