The perception of the risk factors associated with American Visceral Leishmaniasis in Petrolina, Pernambuco, Brazil
Resumo
Entre os Estados da região Nordeste, Pernambuco registrou vários casos de Leishmaniose Visceral Americana (LVA), e o município de Petrolina é considerado uma importante área endêmica na região. O objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento de pessoas acometidas por LVA em relação aos fatores de riscos associados a no município de Petrolina, Pernambuco, Brasil. Inicialmente, foi realizado um estudo retrospectivo transversal dos casos humanos no período de 2001 a 2010. De 117 casos registrados, 42 pacientes foram localizados e entrevistados. Entre os entrevistados 100% informaram que os primeiros sintomas apareceram em seis meses. Já 4,7% relataram casos na família e 13% a eutanásia de cães. Apenas 33,3% relataram ter cães em casa e 14,2% possuiam criação de porcos e galinhas. 95,3% dos entrevistados informaram que a atividade dos flebotomíneos foi maior durante a noite, mas apenas 26,1% relataram o uso de mosquiteiros e 2% repelentes. O recolhimento de resíduos sólidos foi relatado por 90,48% e apenas 4% dos domicílios tinham rede de esgoto. Apenas 38,09%, entendiam o papel da acumulação de matéria orgânica no ciclo da doença, mas 95,23% apresentaram algum conhecimento sobre o papel dos cães e vetores. Foram observados vários fatores de risco que contribuem para a manutenção e expansão da LVA em Petrolina. Os resultados do estudo ressaltam a necessidade de implementar as ações educativas para prevenção e controle da LVA, para melhorar a compressão da popopulação sobre os fatores de risco da doença, além da promoção do saneamento para as áreas endêmicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-12-2013
Como Citar
Maia, C. S. (2013). The perception of the risk factors associated with American Visceral Leishmaniasis in Petrolina, Pernambuco, Brazil. Medicina Veterinária, 7(4), 19–25. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/583
Edição
Seção
Medicina Veterinária Preventiva
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.