Variáveis hematológicas de equinos (Equus caballus, Linnaeus, 1958) da raça Mangalarga Marchador.
Resumo
O avanço proporcionado na hematologia veterinária através da utilização de contadores hematológicos automatizados resultou na ampliação dos dados para interpretação e na necessidade de obtenção de intervalos de referência compatíveis com as alterações analíticas. Objetivou-se contribuir na elaboração de um perfil hematológico de equinos da raça Mangalarga Marchador para que seja utilizado como referência. Para tanto, foram avaliados sessenta animais de ambos os sexos, com idade a partir de 48 meses, clinicamente sadios. Os animais foram divididos quanto ao sexo e a idade para a formação dos grupos sendo G1, 48 a 72 meses; G2, de 73 a 96 meses e G3, de 97 a 156 meses. Após a realização das coletas sanguíneas sempre no período da manhã, as amostras foram imediatamente encaminhadas ao laboratório e analisadas com o auxílio de contador hematológico veterinário Sismex pocH- 100iV Diff. A avaliação dos resultados baseou-se na análise estatística comparativa através do teste t-Student para estudar as possíveis diferenças entre os sexos e através do teste F(ANOVA) para a comparação das variáveis nas diferentes faixas etárias. Considerando o sexo dos animais avaliados, foi identificada diferença significativa nos valores de VCM, RDW/SD, CTL e PDW. Houve diferença entre os grupos de faixa etária nas variáveis HM, VCM, CHCM, RDW/SD, RDW/CV, VPM e P-LCR. Os intervalos obtidos neste estudo para as variáveis hematológicas utilizando-se Analisador Hematológico Veterinário Sismex pocH- 100iV Diff, podem ser empregados na interpretação do hemograma de equinos da raça Mangalarga Marchador considerando as diferenças que ocorrem influenciadas pelo sexo e pela idade dos animais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-09-2013
Como Citar
Holanda, L. C. (2013). Variáveis hematológicas de equinos (Equus caballus, Linnaeus, 1958) da raça Mangalarga Marchador. Medicina Veterinária, 7(3), 1–6. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/586
Edição
Seção
Clínica e cirurgia de pequenos animais
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.




