Alternativas ao uso de animais no ensino da cirurgia veterinária e a Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás: revisão.
Resumo
Os cursos de Medicina Veterinária sempre adotaram a utilização de animais para o ensino da cirurgia. Entretanto, nem todas as Instituições de Ensino se preocupam com os preceitos éticos para esta conduta e continuam empregando animais de forma abusiva e indiscriminada. Esta prática resulta em questionamentos éticos e morais da sociedade, alunos e professores, principalmente pela existência de alternativas ao uso de animais. Por esta razão, o ensino da cirurgia em escolas de Medicina Veterinária tem requerido a adoção de condutas que priorizem o bem-estar animal e não comprometam a qualidade do ensino. No entanto, a literatura quanto aos métodos de ensino da cirurgia veterinária no Brasil é escassa, sendo difícil estabelecer a situação atual da educação nessa área no país. Este trabalho objetivou apresentar, na forma de revisão da literatura, um conjunto de técnicas de ensino que visam a substituição de animais destinados à eutanásia após a prática cirúrgica veterinária, além de descrever a situação atual da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás com relação a esse quesito.Downloads
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Publicado
30-09-2013
Como Citar
Rodrigues, D. F. (2013). Alternativas ao uso de animais no ensino da cirurgia veterinária e a Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás: revisão. Medicina Veterinária, 7(3), 47–58. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/592
Edição
Seção
Bem Estar Animal e Ética
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