Plantas ornamentais tóxicas para cães e gatos presentes no nordeste do Brasil
Resumo
As plantas ornamentais estão presentes em nosso cotidiano e grande parte dessas tem potencial tóxico para cães e gatos.Nesse contexto, esta revisão teve como objetivo fazer um levantamento das principais espécies de plantas ornamentaisencontradas na região Nordeste do Brasil e que possuem efeitos tóxicos para cães e gatos. Para isso fez-se uma pesquisabibliográfica e uma listagem com os nomes das espécies vegetais, princípios ativos e seus efeitos tóxicos. O trabalhopossibilitou o conhecimento de que a maioria desses vegetais faz parte do ambiente de cães e gatos, exigindo uma maioratenção por parte de proprietários e veterinários a este tipo de toxicose que por muitas vezes não tem a causa identificada epor isso um tratamento insuficiente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-04-2013
Como Citar
Santos, C. (2013). Plantas ornamentais tóxicas para cães e gatos presentes no nordeste do Brasil. Medicina Veterinária, 7(1), 11–16. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/600
Edição
Seção
Clínica e cirurgia de pequenos animais
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.