Lesões renais em suínos de abatedouros
Resumo
O trabalho foi realizado em três abatedouros inscritos no sistema de inspeção estadual, localizados na Região Metropolitanade Recife e Zona da Mata do estado Pernambuco. Foram analisados 715 suínos, no período de julho de 2008 a maio de 2009. Durante a inspeção post mortem dos rins, efetuada nos abatedouros, verificou-se que 2,6% (19/715) dos suínos avaliadosapresentaram algum tipo de lesão no rim. A maior frequência foi para hidronefrose com 1,4% (10/19), seguido de cisto renalcom 1,1% (8/19). Dos animais que apresentaram hidronefrose, um apresentou hidronefrose bilateral. Microscopicamente, anefrite foi a principal alteração, ocorrendo em 50% (5/10) dos casos, seguida da compressão dos túbulos e áreas decicatrização 30% (3/10).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-03-2012
Como Citar
D’Alencar, A. S. (2012). Lesões renais em suínos de abatedouros. Medicina Veterinária, 5(3), 7–15. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/639
Edição
Seção
Medicina Veterinária Preventiva
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.