Efeito da hemólise sobre o perfil bioquímico sérico canino, bovino e equino
Resumo
A hemólise é a principal causa de rejeição de amostras para análises bioquímicas em laboratórios veterinários. Entretanto, o erro relativo causado pela hemoglobina sobre o perfil bioquímico sérico ainda não foi adequadamente estabelecido em várias espécies. Com o objetivo de estabelecer critérios de aceitação e rejeição de amostras hemolisadas destinadas a exames bioquímicos séricos, testou-se a hipótese de que a hemólise causa variação no perfil bioquímico canino, bovino e equino e que o erro laboratorial depende da espécie e do grau de hemólise. Para tal, soro não hemolisado foi contaminado com níveis crescentes de hemoglobina e utilizando-se reagentes comercias de rotina foram quantificadas em triplicata as concentrações séricas de ácido úrico, albumina, colesterol, triglicérides e ureia, além da atividade de ALT, AST, CK e GGT. O erro relativo foi calculado comparando-se as amostras hemolisadas às não hemolisadas. A hemólise não causou erros significantes nas determinações de albumina nas três espécies, AST em caninos e bovinos, ALT em equinos, CK e colesterol em caninos. Houve aumento linear nos teores de ácido úrico em equinos e bovinos, de triglicérides nas três espécies. Observou-se aumento linear de ureia sérica nas três espécies, de CK e colesterol em bovinos e de colesterol em equinos. Atividade sérica de AST em equinos e de ALT em bovinos diminuiu de modo linear devido à hemólise. Conclui-se que a hemólise promove variações no perfil bioquímico sérico canino, equino e bovino, entretanto o erro laboratorial não necessariamente compromete o diagnóstico em todos os casos, pois este é dependente da espécie e do grau da hemólise in vitro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-10-2011
Como Citar
Almeida, B. (2011). Efeito da hemólise sobre o perfil bioquímico sérico canino, bovino e equino. Medicina Veterinária, 5(1), 12–17. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/645
Edição
Seção
Medicina Veterinária Preventiva
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.