Qualidade microbiológica da carne de ovinos (Ovis aries) comercializadas nos mercados públicos do Recife-PE
Resumo
Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade microbiológica da carne ovina in natura por meio da determinação do Número Mais Provável (NMP) para Coliformes Totais e termotolerantes, pesquisa por Salmonella spp e Staphylococcus spp em amostras procedentes dos mercados públicos do Recife, a fim de identificar a distribuição destes microrganismos e sua importância para a saúde pública. Foram analisadas 26 amostras da carne in natura provenientes de seis mercados públicos. A metodologia utilizada para a pesquisa dos microrganismos foi descrita por Brasil (2003). A avaliação das condições higiênico-sanitárias da carne ovina comercializada no Recife revelou que dezesseis amostras (61,4%) apresentaram contagens de Staphylococcus coagulase positiva acima dos padrões microbiológicos estabelecidos pela RDC nº12 do Ministério da Saúde (2001) para carnes e produtos cárneos e duas amostras (7,7%) encontravam-se dentro dos parâmetros. A pesquisa dos microrganismos indicadores de contaminação fecal revelou que dezoito amostras (100%) encontravam-se com contagens acima dos limites estabelecidos para o grupo dos coliformes totais e termotolerantes, sendo consideradas como inaceitáveis para o consumo. A pesquisa de Salmonella sp revelou que oito (30,8%) amostras foram positivas para esta bactéria, sendo consideradas inaceitáveis. Conclui-se que a carne ovina comercializada nos mercados públicos da Cidade do Recife apresentou padrões microbiológicos indesejáveis e podem oferecer riscos à saúde do consumidor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14-09-2011
Como Citar
Fernandes, E. (2011). Qualidade microbiológica da carne de ovinos (Ovis aries) comercializadas nos mercados públicos do Recife-PE. Medicina Veterinária, 3(4), 7–12. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/654
Edição
Seção
Medicina Veterinária Preventiva
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.