Ptiose nasal em equino
Resumo
A pitiose é uma afecção cutânea causada por um fungo aquático (Pythium insidiosum) que acomete várias espécies domésticas e selvagens, assim como a humana. O presente relato de caso refere-se à descrição de um caso de pitiose em um equino, raça Quarto de Milha, criado no Estado de Pernambuco, Brasil. As lesões, de aspecto noduloso e ulceradas, encontravam-se por ocasião do diagnóstico restritas à mucosa nasal e o diagnóstico foi realizado por meio de análise histopatológica de fragmentos e observação das alterações macro e microscópicas. Com base nos achados histopatológicos e nas informações obtidas junto ao responsável pelo animal, os autores concluem que se trata de um caso atípico de pitiose e acreditam que a infecção ocorreu por meio de contato com a água de bebida disponibilizada em cocho próprio na baia onde o animal era alojado, em conformidade com a literatura que afirma ser esta a forma de infecção para a afecção em questão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14-09-2011
Como Citar
d’Utra Vaz, B. (2011). Ptiose nasal em equino. Medicina Veterinária, 3(4), 27–32. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/658
Edição
Seção
Clínica e cirurgia de pequenos animais
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.