Osteossíntese em fratura de epífise distal de úmero em papagaio verdadeiro (Amazona aestiva)
Resumo
A osteossíntese em úmero de aves se diferencia de mamíferos devido as suas características anatômicas e composição óssea, no entanto a finalidade do procedimento é o mesmo, alinhamento e rigidez na estabilização dos fragmentos ósseos. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de fratura de úmero em papagaio verdadeiro (Amazona aestiva) estabilizado cirurgicamente com um pino de Kirschner associado a duas cerclagens. Após dez dias a asa se encontrava em posição anatômica, com a ferida cirúrgica cicatrizada e foco da fratura estável. Após 2 meses foi constatada estabilidade clínica no local da fratura e função do membro normal. Conclui-se que a técnica utilizada é eficaz na fixação de fratura oblíqua distal de úmero com fragmento condilar fraturado longitudinalmente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14-09-2011
Como Citar
Rocha, L. (2011). Osteossíntese em fratura de epífise distal de úmero em papagaio verdadeiro (Amazona aestiva). Medicina Veterinária, 3(3), 26–30. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/660
Edição
Seção
Clínica e cirurgia de pequenos animais
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.