Sexagem de fetos caprinos da raça Savana utilizando ultra-sonografia transretal
Resumo
Nesse estudo teve-se o objetivo de estabelecer o período ideal para sexar fetos da raça Savana utilizando a ultra-sonografia transretal. Os exames foram diariamente realizados entre o 40º e o 60º dia de prenhez para diagnosticar o sexo de fetos com base na posição final do tubérculo genital (TG). Os exames foram conduzidos com um transdutor linear de dupla freqüência (6.0 e 8.0 MHz) com os fetos sendo monitorados a intervalos de 24 horas. A acurácia da sexagem fetal foi de 100% (20/20) na prenhez simples, 100% (29/29) na dupla e de 100% (29/29) na tríplice. A migraçãodo TG ocorreu entre o 45º e o 55º dia da prenhez (média = 48,7 ± 1,7). Concluindo, pode-se afirmar que o ultra-som para sexar fetos caprinos com base na posição final do TG é um método apropriado e eficaz a partir do 55º dia de prenhez e que exames diários não aumentam a acurácia da sexagem de fetos caprinos da raça Savana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2011
Como Citar
Santos, M. (2011). Sexagem de fetos caprinos da raça Savana utilizando ultra-sonografia transretal. Medicina Veterinária, 1(2), 50–55. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/718
Edição
Seção
Reprodução Animal
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.