Parâmetros de medição fetal pela ultra-sonografia para estimar idade da gestação e o peso da cria ao nascimento
Resumo
Este estudo foi realizado visando elaborar equações de regressão capazes de predizer a idade gestacional e o peso da cria ao nascimento, com base em parâmetros de medida fetal. Foram examinados 164 fetos, sendo 66 Dorper (27 machos; 39 fêmeas), 64 Morada Nova (8 machos; 56 fêmeas), e 34 Dâmara (14 machos; 20 fêmeas), nos dias 30 e 45 de gestação. Foram utilizados os parâmetros de comprimento crânio-caudal (CCC), área do feto (AF), perímetro do feto (FP) e volume do feto (VF); área da vesícula do embrião (AV), perímetro da vesícula do embrião (PV) e volume da vesícula do embrião (VV). A idade gestacional foi correlacionada (P < 0,05) com medidas do feto e da vesícula. O coeficiente de determinação fetal foi sempre mais elevado do que o coeficiente da vesícula do embrião, especialmente a respeito do comprimento crânio-caudal, que obteve resultados mais confiáveis. Baseados nas correlações avaliadas foram gerados equações de regressão múltipla para cada raça, que permitiu que fosse estimada a data do parto após cada medida fetal e vesicular realizada no 30o e 45o dia de prenhez. Foram também criadas equações de regressão múltipla para cada raça visando estimar a idade gestacional, de acordo com variáveis dos fetos e da vesícula do embrião. As correlações usadas para estimar o peso da cria ao nascimento foi baixo ou negativo para os dias 30 e 45 de gestação. Baseado nos resultados acima relatados conclui-se que o ultra-som associado com as equações específicas de regressão linear pode ser usado para determinar a idade gestacional de ovelhas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2011
Como Citar
Azevedo, E. (2011). Parâmetros de medição fetal pela ultra-sonografia para estimar idade da gestação e o peso da cria ao nascimento. Medicina Veterinária, 1(2), 56–61. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/719
Edição
Seção
Reprodução Animal
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.