PARA UMA COMPREENSÃO DA EPISTEMOLOGIA MARXISTA

Autores

Palavras-chave:

Capitalismo, Lutas de Classes, Materialismo Histórico-Dialético, Comunismo

Resumo

O presente trabalho busca apresentar as bases da epistemologia de Karl Marx e Friedrich Engels com base na obra "O Manifesto Comunista”, tendo como objetivo um aprofundamento referente a investigação teórica dos autores, a partir de sua filosofia e seu método científico, quanto ao modo o qual as sociedades se organizam historicamente através de seus processos de produção e sua consequente divisão antagônica de classes sociais, para então compreender sua análise quanto ao capitalismo e a apresentação de um novo modelo de sociedade.  Este trabalho está dividido em três partes: O materialismo histórico-dialético e sua utilização para uma compreensão da história das sociedades; As Lutas de Classes e sua atualidade no Capitalismo e a proposição do Comunismo pelos autores, entendendo que O Manifesto Comunista é uma proposição de uma nova sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Cavalcanti, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduando no curso Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tendo ênfase em Sociologia, nas áreas de Sociologia do Trabalho e Desenvolvimento. Afiliado ao LABOR - Laboratório de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Políticas Públicas e Desenvolvimento. Atualmente é monitor voluntário da Disciplina Teorias do Estado na UFRPE e estagiário da Fundação Joaquim Nabuco. Também é voluntário em iniciação científica pela UFRPE, com orientação de Maurício Sardá de Faria.

Referências

BOITO Jr., A. A constituição do proletariado em classe, a propósito do Manifesto Comunista de Marx e Engels. Crítica Marxista. São Paulo. Editora Xamã. Volume 1. nº 6. 1998.

ENGELS, F. Carta para Joseph Bloch. 1890. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/1890/09/22.htm>. Acesso em: 17 dez. 2018.

LENIN, V I. O Estado e a Revolução. IN: Obras Escolhidas, Vol. 2. São Paulo: Editora Alfa-Omega. 1980.

LOSURDO, D. A Luta de Classes Explica o Mundo. Carta Capital, 2015. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/losurdo/2015/06/12.htm>. Acesso em: 17 dez. 2018.

MARX, K. A Ideologia Alemã. Tradução de Luis Claudio de Castro e Costa. Martin São Paulo: Martin Fontes. 2001.

MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto Comunista. Tradução Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo. 1998.

Downloads

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Cavalcanti, P. (2020). PARA UMA COMPREENSÃO DA EPISTEMOLOGIA MARXISTA. Revista Caboré, 1(1), 26–33. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/3194