PARA UMA COMPREENSÃO DA EPISTEMOLOGIA MARXISTA
Palabras clave:
Capitalismo, Lutas de Classes, Materialismo Histórico-Dialético, ComunismoResumen
O presente trabalho busca apresentar as bases da epistemologia de Karl Marx e Friedrich Engels com base na obra "O Manifesto Comunista”, tendo como objetivo um aprofundamento referente a investigação teórica dos autores, a partir de sua filosofia e seu método científico, quanto ao modo o qual as sociedades se organizam historicamente através de seus processos de produção e sua consequente divisão antagônica de classes sociais, para então compreender sua análise quanto ao capitalismo e a apresentação de um novo modelo de sociedade. Este trabalho está dividido em três partes: O materialismo histórico-dialético e sua utilização para uma compreensão da história das sociedades; As Lutas de Classes e sua atualidade no Capitalismo e a proposição do Comunismo pelos autores, entendendo que O Manifesto Comunista é uma proposição de uma nova sociedade.Descargas
Citas
BOITO Jr., A. A constituição do proletariado em classe, a propósito do Manifesto Comunista de Marx e Engels. Crítica Marxista. São Paulo. Editora Xamã. Volume 1. nº 6. 1998.
ENGELS, F. Carta para Joseph Bloch. 1890. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/1890/09/22.htm>. Acesso em: 17 dez. 2018.
LENIN, V I. O Estado e a Revolução. IN: Obras Escolhidas, Vol. 2. São Paulo: Editora Alfa-Omega. 1980.
LOSURDO, D. A Luta de Classes Explica o Mundo. Carta Capital, 2015. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/losurdo/2015/06/12.htm>. Acesso em: 17 dez. 2018.
MARX, K. A Ideologia Alemã. Tradução de Luis Claudio de Castro e Costa. Martin São Paulo: Martin Fontes. 2001.
MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto Comunista. Tradução Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo. 1998.