A IMPORTÂNCIA DA ANTROPOLOGIA EM TOTEM E TABU

Autores

Palavras-chave:

Epistemologia, totem e tabu, Antropologia, Complexo de Édipo, Freud

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a influência da antropologia evolucionista na epistemologia freudiana ao escrever o livro Totem e Tabu. Será evidenciada a estratégia de utilizar-se do rigor etnográfico para validar a sua visão psicanalítica da origem do totem e, consequentemente, da civilização como uma resposta ao complexo de édipo universalizado e assim universalizar a abordagem psicanalítica ao um contexto maior que a clínica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Henrique Magalhães Cavalcanti, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduando em bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco

Referências

ERIKSEN, Thomas Hylland .História da antropologia. Petrópolis : Vozes, 2007

ESPINA, Ángel B. Barrio. Freud e Lévi-Strauss: influências, contribuições e insuficiências das antropologias dinâmica e estrutural. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2008.

FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. in:Obras psicológicas de Sigmund Freud: edição standard brasileira - Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização In: Obras psicológicas completas (Vol.XIII pg 13-169). Rio de Janeiro: Imago, 1978.

LAPLANTINE, François. Aprender antropologia .São Paulo: Brasiliense 2003

MOREIDA, Jacqueline de Oliveira (2004). Édipo em Freud: o mimento de um teoria in Psicologia em estudo, Maringá, V.9,n.2, p. 219-227.

MEZAN, Renato. Freud, pensador da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.

MARCONI, Marina de Andrade / Antropologia: uma introdução / Marina de andrade Marconi, Zélia Maria Neves Presotto - 7.ed. -3. Reimpr.- São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Magalhães Cavalcanti, M. H. (2020). A IMPORTÂNCIA DA ANTROPOLOGIA EM TOTEM E TABU. Revista Caboré, 1(1), 5–14. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/3241