A IMPORTÂNCIA DA ANTROPOLOGIA EM TOTEM E TABU
Palabras clave:
Epistemologia, totem e tabu, Antropologia, Complexo de Édipo, FreudResumen
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a influência da antropologia evolucionista na epistemologia freudiana ao escrever o livro Totem e Tabu. Será evidenciada a estratégia de utilizar-se do rigor etnográfico para validar a sua visão psicanalítica da origem do totem e, consequentemente, da civilização como uma resposta ao complexo de édipo universalizado e assim universalizar a abordagem psicanalítica ao um contexto maior que a clínicaDescargas
Citas
ERIKSEN, Thomas Hylland .História da antropologia. Petrópolis : Vozes, 2007
ESPINA, Ángel B. Barrio. Freud e Lévi-Strauss: influências, contribuições e insuficiências das antropologias dinâmica e estrutural. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2008.
FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. in:Obras psicológicas de Sigmund Freud: edição standard brasileira - Rio de Janeiro: Imago, 1996.
FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização In: Obras psicológicas completas (Vol.XIII pg 13-169). Rio de Janeiro: Imago, 1978.
LAPLANTINE, François. Aprender antropologia .São Paulo: Brasiliense 2003
MOREIDA, Jacqueline de Oliveira (2004). Édipo em Freud: o mimento de um teoria in Psicologia em estudo, Maringá, V.9,n.2, p. 219-227.
MEZAN, Renato. Freud, pensador da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.
MARCONI, Marina de Andrade / Antropologia: uma introdução / Marina de andrade Marconi, Zélia Maria Neves Presotto - 7.ed. -3. Reimpr.- São Paulo: Atlas, 2010.