O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PPC 2012 DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E A PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL
Palavras-chave:
Participação, Diretório Acadêmico, Ciências Sociais, Projeto PedagógicoResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar e pesquisar a participação dos discentes do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Diretório Acadêmico de Ciências Sociais (DACS) na mudança do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) no ano de 2012. A conclusão é que a participação dos estudantes foi mínima, por diversos motivos desde falta de estímulo por parte do corpo docente, até a descrença e apatia dos discentes.Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. - A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Petrópolis, RJ: Ed.Vozes, 1999.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 1992.
GOHN, Maria da Glória. Teoria dos movimentos sociais paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 6ª edição 2007.
MESQUITA, Marcos Ribeiro. Identidade, cultura e política: os movimentos estudantis na contemporaneidade. Maceió: EDUFAL, 2009.
MINAYO, Cecília de Souza (org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
PIMENTA, Aluísio. Universidade: a destruição de uma experiência democrática. Petrópolis: Editora vozes, 1985, 2ª edição.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Coordenação do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais. Recife, 2012.