DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR NO NORDESTE DURANTE O ANO 2019: UM REFLEXO DO IMPACTO SOCIAL E ECONÔMICO
Palavras-chave:
Educação; Evasão escolar; Celso Furtado; Nordeste; Ensino Superior; PNAD.Resumo
Este artigo realiza uma breve análise sobre a educação no ensino superior, a situação econômica brasileira, o capitalismo e o conceito de subdesenvolvimento embasado pelos estudos realizados por Celso Furtado. Em seguida faz-se uma ligação entre a educação e a superação da condição de subdesenvolvimento e por fim, é realizada uma observação dos dados da PNAD contínua no ano de 2019, dando enfoque à educação e subsequentemente a evasão no ensino superior no Nordeste brasileiro naquele ano.Downloads
Referências
FURTADO, Celso. Em busca de novo modelo: reflexões sobre a crise contemporânea. São Paulo:Paz e Terra, 2002.
FURTADO, Celso. O longo amanhecer: reflexões sobre a formação do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FURTADO, Celso. Raízes do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 3a edição,2004.
Gomes, V., Machado-Taylor, M. de L., & Saraiva, E. V. (2018). O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL - BREVE HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO. Ciência & Trópico, 42(1). Recuperado de https://fundaj.emnuvens.com.br/CIC/article/view/1647
HAFFNER, Jacqueline Angélica Hernández. A CEPAL e a industrialização brasileira (1950-1961).Porto Alegre: EDIPUCRS, 2022.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) – Educação 2019.Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf >.Acesso em: 24 set. 2022.
INEP. Anuário estatístico da educação profissional e tecnológica - ano base 2019. Brasília – DF. 2021
Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021.