A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: UM OLHAR A PARTIR DAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS DA UFRPE
Keywords:
Universidade, Movimentos Sociais, ExtensãoAbstract
O trabalho tem como objetivo entender como o saber acadêmico dialoga com outros saberes, através do mapeamento de atividades extensionistas. A partir da discussão teórica, a realização de entrevistas semiestruturadas e a análise documental percebe-se que a UFRPE precisa entrar em consonância com a Política Nacional de Extensão Universitária (2012). A conclusão é que o curso de ciências sociais consegue, apesar de limites, estabelecer interessantes diálogos.Downloads
References
BENZAQUEN, Júlia F. Reflexões a respeito da ideia de (r)existências do Sul. In: Estudos. Soc. [online]. 2014, vol. 2, n. 20. Disponível em http://www.revista.ufpe.br/revsocio/index.php/revista/article/view/385/320.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 13ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
_______ Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JEZINE, Edineide. Universidade-sociedade e extensão universitária. Construções teórico- etodológicas. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 28ª Reunião Anual. Grupo de Trabalho 11, Política de Educação Superior, 2005. Disponível em: ww.anped11.uerj.br/28/GT11-1110--Int.rtf.
________ As práticas curriculares e a extensão universitária. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 2004. Disponível em https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pd.
POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2012. Manaus. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras-FORPROEX. Disponível em http://www.renex.org.br/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção da nossa época: v. 120)
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula G. e NUNES, João Arriscado (2004), “Introdução: para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo”. In: Boaventura de Sousa Santos (org.), Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Porto: Afrontamento. p. 19-101.