O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA EM RELAÇÃO COM O PODER DISCIPLINAR

APONTES DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT

Authors

  • José Gabriel Freitas
  • Tales Macêdo Silva

Keywords:

Disciplina, Educação, Filosofia, Sociologia, Poder

Abstract

Fundamentado nos trabalhos de Michel Foucault sobre o Poder, investiga-se neste artigo a influência e a interferência do Poder Disciplinar presente nas instituições de ensino, especificamente no Ensino de Filosofia e Sociologia, cujo objetivo é trazer elementos e questões que contribuam na construção do sujeito, seja em sua vida individual ou na social, e que possa transformar em uma sociedade justa.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARTOLOMÉ RUIZ, Castor Mari Martin. EL Poder de Lós Desposeidos. Madri: Nueva Utopia. 2000.

DELEUZE, Gilles. Foucault. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 2005. Tradução Claudia Sant’Anna Martins.

DOMINGUES, José Maurício. Sociedade e Modernidade: para entender a sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2005.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: edições Graal, 1979

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Editora Vozes, 1975.

MACHADO, Roberto. “Por uma Genealogia do Poder”. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

MATOS, Junot Cornélio. Educação e Filosofia: por um diálogo interdisciplinar. In: MATOS, Junot Cornélio. Dialogação: Filosofia da Educação. Curitiba: Editora Crv, 2015. p. 11-26

Published

2020-12-21

How to Cite

Freitas, J. G., & Silva, T. M. (2020). O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA EM RELAÇÃO COM O PODER DISCIPLINAR: APONTES DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT. Revista Caboré, 1(2). Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/4052