O COLONIALISMO DO PODER: UM PROJETO HISTÓRICO EDUCACIONAL IMPLANTADO NO BRASIL
Keywords:
Colonialismo, Colonialidade, EducaçãoAbstract
Este artigo almeja problematizar a relação entre a educação e as raízes coloniais que imperam na modernidade, depreendendo como o colonialismo não foi aleatória, mas um projeto implantado por partes para a dominação dos sujeitos classificados como “outros”. Discute-se com as contribuições de Anibal Quijano (1928-2018) e Boa Ventura de Souza Santos (1940) como a europa implantou seu modelo de exploração de riquezas naturais e humanas por meio de inúmeras violências, entre elas a classificação dos seres humanos por suas “raças”. Analisando dessa forma seus impactos e desdobramentos na cultura, na vida e na possiblidade de pensar a sua condição de existência dos povos explorados. Para desenvolver essa análise foram realizadas leituras de artigos, livros e dissertações que contribuíram no pensar da colonialidade como um plano educacional implementado no Brasil.Downloads
References
Castro-Gómez, Santiago. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da 'invenção do outro'. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005, (p. 87-95).
Furtado, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo, Companhia editorial nacional, 32° edição, 2005.
Quijano, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005, (p. 117-142).
RAMALHO, Bárbara; LEITE, Lúcia H. Alvarez. Colonialidade da educação escolar: aproximação teórica e análise de práticas. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 58, out./dez. 2020.
Sá, Ana Paula dos S. de. Descolonizar a educação é preciso: Significados de uma perspectiva pós-colonial de educação a partir do contexto brasileiro. Educação, Sociedade & Culturas, n°55, p. 131–148, 2019.
Santos, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte; Autêntica; 2019.