AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E A CORRUPÇÃO MORAL DOS “CIDADÃOS”
Keywords:
Corrupção, Moral, EstadoAbstract
RESUMO O Estado reflete as condições sociais e morais de uma sociedade, sendo um pacto que visa garantir a ordem e o bem comum. Na visão de Hobbes, ele é essencial para evitar o caos, enquanto Rousseau defende um Estado baseado na liberdade e na participação cidadã. A corrupção moral surge quando interesses individuais prevalecem sobre o coletivo, corroendo o pacto social e a legitimidade do Estado, com o intuito de manipular as ideologias e os hábitos coletivos de uma sociedade. Isso ocorre não apenas com a ação dos governantes, mas também com a corrupção moral contemporânea. A moral civil, portanto, é fundamental para a manutenção e o domínio do poder do Estado capitalista, sendo necessário um compromisso coletivo para evitar a corrupção e garantir a justiça e a liberdade.Downloads
References
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos do estado.Nota sobre os aparelhos ideológicos do estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985, 2° edição.
ANDERSON, Perry. Linguagens do estado absolutista. São Paulo, Brasiliense, 2004.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política.
Tradução de Carmen C. Varriale et al.; significativa da tradução João Ferreira; revisão geral João Ferreira e Luís Guerreiro Pinto Cacais. 11. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998. 2 v.
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. 1. ed. São Paulo: editora Edipro, 2023.
GARCIA, Maria. A teoria da corrupção (Dobel): os poderes e o Estado. Revista Jurídica, vol. 03, n°. 56, Curitiba, 2019. (pp. 431 - 444)
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo, Abril Cultural, Cap. XVIII e XIV, 1651.
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia Alemã. Rio de Janeiro: editora Vozes, 2019.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Jandira, São Paulo, Principis, 2021.
SOUZA, Jesse. A Tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São paulo: LeYa, 2015.
