INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E MÍDIA
Palabras clave:
Povos do terreiro, Mídia, Intolerância religiosa, ComunicaçãoResumen
Este breve trabalho tem o intuito de expor como a grande mídia, desde suas primícias, influenciou na imagem negativa dos terreiros, taxados preconceituosamente como espaço de cultos pecaminosos e tendo seus praticantes como indivíduos maléficos e inconfiáveis, auxiliando na construção da subalternidade desses povos que vivem até a contemporaneidade com uma autoestima abalada por contínua intolerância religiosa.Descargas
Citas
ALMEIDA, Ronaldo de. Negócios, Poder e Fé: a universal contra a mundial. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto; CIPRIANE, Roberto; GIUMBELLI, Emerson (orgs). A religião no espaço público: atores e objetos. São Paulo: Terceiro Nome, 2012.
BASTIDE, Roger. As Religiões Africanas no Brasil: contribuição a uma sociologia das interpretações de civilizações, 1º volume, São Paulo: Editora da USP, 1971.
BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é Comunicação. Rio de Janeiro: Editora Brasiliense, 1997.
CAMPOS, Zuleica Dantas Pereira. A Policia no Estado Novo Combatendo o Catimbó. Maringá: Revista Brasileira de História das Religiões – Ano I, n. 3, ISSN 1983-2859 - Dossiê Tolerância e Intolerância nas manifestações religiosas, jan de 2009.
FERNANDES, Gonçalves. Xangôs do Nordeste: investigações sobre os cultos negro-fetichistas do Recife. Rio de Janeiro: Editora: Civilização Brasileira S. A. Editora, 1937.
LODÒ, Alexandre Alberto dos Santos Oliveira L’Omi. Juremologia: Uma busca etnográfica para sistematização de princípios da cosmovisão da Jurema Sagrada. Recife: Universidade Católica de Pernambuco, 2017.
MELO, Patricia Bandeira de. Histórias que a Mídia Conta: o discurso sobre o crime violento e o trauma cultural do medo. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010.
ROCHA, Maria Eduarda da Mota. Do “mito” ao “simulacro”: a crítica da mídia, de Barthes a Baudrillard. Revista Galáxia, São Paulo, n. 10, p. 117-128, dez. 2005.
REFERÊNCIA WEBGRÁFICA: <http://www.koinonia.org.br/tpdigital/detalhes.asp?cod_artigo=256&cod_boletim=14&- tipo=Artigo> Acessado no dia 06 de novembro de 2018, 10:34 horas.