UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A CLASSE DOCENTE DO BRASIL E DE PORTUGAL: OS EFEITOS DA INSTRUMENTALIZAÇÃO DO PISA.

Autores/as

Palabras clave:

Avaliação, PISA, Trabalho docente, Hibridização

Resumen

Este trabalho tem por objetivo empreender uma análise comparativa entre os impactos da adoção e instrumentalização dos resultados do PISA no Brasil e em Portugal levando em conta a constituição da classe docente. Para isso, fizemos uma análise documental dos relatórios da avaliação e construímos um perfil do professores a partir de dados secundários, no caso do Brasil usamos os dados da Sinopse do Censo Escolar 2018 e para Portugal utilizamos o “Perfil do Docente 2017/2018” promovidos pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e Direção de Serviços de Estatísticas da Educação (DSEE). Concluímos que a instrumentalização se difere entre os dois países, tomando como referência o fenômeno de hibridização, já a classe docente sofre impactos parecidos se diferenciando apenas no aspectos da formação

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Biografía del autor/a

Matheus Henrique Magalhães Cavalcanti, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduando em bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco

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Publicado

2021-12-08

Cómo citar

Magalhães Cavalcanti, M. H., & Cavalcanti, P. (2021). UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A CLASSE DOCENTE DO BRASIL E DE PORTUGAL: OS EFEITOS DA INSTRUMENTALIZAÇÃO DO PISA. Revista Caboré, 1(4), 78–98. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/4535