COMO ESTAMOS ESCREVENDO A HISTÓRIA: UM RESUMO CRÍTICO CONTRIBUTIVO À SEMÂNTICA DE PAUL VEYNE.

Autores/as

  • Raul Duarte Ferraz UFPE

Palabras clave:

Historiografia, metodologia, Paul Veyne, Foucault, historiography, methodology, Paul Veyne, Foucault

Resumen

Resumo: Este artigo se propõe a construir uma síntese conceitual acerca das diretrizes historiográficas teorizadas por Paul Veyne em seu livro “Como se escreve a história”, que em edição posterior recebe à adição do texto “Foucault revoluciona a História”. Além disso, comentar as críticas que este conteúdo engendrou nas discussões do meio acadêmico, pontuando seus méritos metodológicos.   Abstract: This article proposes to build a conceptual synthesis about the historiographical guidelines theorized by Paul Veyne in his book “Writing History: Essay on Epistemology”. Additionally, comment on the criticism that was engendered by this content in the academic world, highlighting his methodological merits.

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Citas

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Publicado

2023-03-11

Cómo citar

Duarte Ferraz, R. (2023). COMO ESTAMOS ESCREVENDO A HISTÓRIA: UM RESUMO CRÍTICO CONTRIBUTIVO À SEMÂNTICA DE PAUL VEYNE. Revista Caboré, 1(6), 04–19. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/5166