O BOM ADESTRAMENTO: O PODER DISCIPLINAR E O ENSINO POR MICHEL FOUCAULT

Autores/as

  • Melissa de Albuquerque Soares UFRPE

Palabras clave:

: Poder; Educação; Indivíduo; Ensino;

Resumen

Com base nas obras de Michel Foucault sobre o poder, serão analisadas as influências e as interferências do poder disciplinar que estão presentes na sociedade, com ênfase nas instituições de educação, uma vez que visa trazer elementos e questões que possam agregar diretamente no entendimento e na construção de um indivíduo, seja em seu particular ou coletivo, contudo, para que haja a transformação de uma sociedade mais justa e menos pragmática. Diante desse contexto, a discussão principal é compreender as questões que envolvem os fatores ligados ao poder e sua origem, dentro do ensino e onda irá agregar, e em seus momentos Michel Foucault fala a respeito dessa análise do poder, em seguida será trabalhado a relação entre o poder disciplinar e a educação. Contudo, posteriormente pode-se conclui como funciona a relação do poder disciplinar e a formação do indivíduo

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

• FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder (1978). 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2016.

• FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão (1975). 41ª ed. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis. Editora Vozes,

• FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão (1975). 42ª ed. Petrópolis: Editora Vozes,

• FOUCAULT, Michel. A Sociedade Punitiva: Curso no Collège de France (1972-1973). 1ª ed. WMF Martins Fontes: (2016)

• https://colunastortas.com.br/corpos-doceis/#1 - Os corpos dóceis – Michel Foucault

• https://razaoinadequada.com/ - Foucault – Sociedade Disciplinar

• https://razaoinadequada.com/ - Foucault – Organização e Composição

https://superiadigital.jusbrasil.com.br/artigos/464066487/foucault-a-etica-do-cuidado-de-si-como-pratica-da-liberdade - A ÉTICA DO CUIDADO DE SI COMO PRÁTICA DA LIBERDADE (entrevista com H. Becker, R. Fomet-Betancaurt, A. Gomez-Müller, em 20 de janeiro de 1984) Concórdia Revista Internacional de Filosofia. N 6. julho-dezembro de 1984, p. 99-116

Publicado

2024-03-07

Cómo citar

de Albuquerque Soares, M. (2024). O BOM ADESTRAMENTO: O PODER DISCIPLINAR E O ENSINO POR MICHEL FOUCAULT. Revista Caboré, 1(8), 39–50. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/5701