A Química no Contexto da Educação Especial: O Professor, O Ensino e a Deficiência Visual

Wanderson Diego Andrade da Silva, Mônica Maria Siqueira Damasceno

Resumo


Apenas recentemente, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996, a Educação Especial começou a ter visibilidade e a ganhar pesquisas relacionadas à educação das pessoas com deficiência. Assim, este artigo buscou analisar como tem sido o ensino de Química para alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) no ensino médio em uma escola pública de um município no interior do Ceará. Para tal, utilizou-se de entrevistas realizadas individualmente com professores de alunos com deficiência visual, gravadas em formato de áudio e analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos apontaram para a necessidade da adaptação de materiais na disciplina de Química, e para uma formação de professores que valorize a diversidade na escola.

Palavras-chave


Ensino de Química. Deficiência Visual. Professores.

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