Alvos em Busca de Flechas: Possíveis Caminhos para Serem Trilhados na Pesquisa do Lúdico no Ensino de Química

Autores

  • Hélio da Silva Messeder Neto Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Pesquisa no Lúdico, Questões Metodológicas do Lúdico, Ensino de Química.

Resumo

A quantidade de trabalhos na área do lúdico vem aumentando muito no Ensino de Química. No entanto esse crescimento não tem sido acompanhado de um rigor teórico/metodológico e por isso, o que temos visto são jogos repetidos e com pouca contribuição para o campo do lúdico no ensino de ciências. Para não se constituir em uma crítica vazia, este trabalho tem como objetivo apontar algumas questões de pesquisa que podem ser investigadas pela comunidade lúdica do Ensino de Química de modo a oferecer caminhos para pesquisadores, principalmente os iniciantes, que querem pesquisar a seara do lúdico. As questões enunciadas neste trabalho restringem-se ao campo pedagógico e foram elaboradas partindo do pressuposto que o trabalho pedagógico para ser bem-sucedido precisa levar em consideração a tríade forma-destinatário-conteúdo de maneira indissociável. A expectativa é que este trabalho contribua para o avanço do lúdico no Ensino de Química ajudando o campo a sair de um ativismo pouco sustentado e referenciado teoricamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Messeder Neto, H. da S. (2017). Alvos em Busca de Flechas: Possíveis Caminhos para Serem Trilhados na Pesquisa do Lúdico no Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 86–92. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1301

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa