Esmaltes de Unhas como Temática para o Ensino de Ciências da Natureza

Autores

  • Lorena Garces Silva Universidade Federal do Pampa-Unipampa
  • Crisna Daniela Krause Bierhalz Universidade Federal do Pampa-Unipampa

Palavras-chave:

COSMÉTICOS, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS

Resumo

A crescente busca pela beleza faz o consumo de cosméticos crescer, sendo o esmalte de unhas responsável por alavancar este índice. Apesar da sua presença marcante no cotidiano das pessoas, poucos conhecem seus constituintes químicos, possibilitando inúmeros estudos em Ciências da Natureza. O projeto interdisciplinar desenvolvido pelo PIBID, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Unipampa, explorou a temática esmaltes de unhas, desde o processo de fabricação até a sua utilização pelo consumidor, construindo conceitos de Química Orgânica (funções e nomenclatura de compostos orgânicos); Biologia (bactérias, fungos e hábitos de higiene); e Física (temperatura e densidade). Participaram 16 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Dom Pedrito – RS . Conclui-se que  a temática esmaltes caracteriza-se como interdisciplinar, as atividades qualificaram as aulas de Química, pois aliaram os conceitos da Química Orgânica com a vivência cotidiana dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Garces Silva, Universidade Federal do Pampa-Unipampa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza-Unipampa-Campus Dom Pedrito, bolsista do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência.

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa-Unipampa

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1997). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998), em Administração e Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Amparo (2003) e em Administração Pública pela Faculdade Atlântico Sul (2005). Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007). Doutora em Educação, linha Formação de Professores na Pontífica Universidade Católica do RS (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Metodologias do Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade docente, educação a distância, educação ambiental e educação do campo.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Garces Silva, L., & Krause Bierhalz, C. D. (2017). Esmaltes de Unhas como Temática para o Ensino de Ciências da Natureza. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2), 167–187. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1662

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)