UTILIZANDO A NARRATIVA SEQUENCIAL DOS MANGÁS PARA ILUSTRAR CONCEITOS DE QUÍMICA

Autores

Palavras-chave:

divulgaçãocientífica, históriasemquadrinhos, mangás, química

Resumo

As histórias em quadrinhos (HQs) são uma forma de arte narrativa que une a imagem e o texto, sendo um material de entretenimento bastante popular na cultura moderna. Além disso, elas podem ser utilizadas para divulgar ciência de uma forma prazerosa e divertida, unindo ciência e arte. A história em quadrinhos “Sigma Pi” proporciona essa união, ao divulgar conceitos científicos relacionados à química, e utilizando a narrativa sequencial japonesa – mangá. O foco deste artigo será apresentar o Sigma Pi como um material que propõe a união entre ciência e arte, e sua importância como ferramenta para a divulgação de conceitos científicos ao público geral. Também será realizada a análise qualitativa de algumas impressões dos leitores a respeito do mangá. As histórias em quadrinhos (HQs) são uma forma de arte narrativa que une a imagem e o texto, sendo um material de entretenimento bastante popular na cultura moderna. Além disso, elas podem ser utilizadas para divulgar ciência de uma forma prazerosa e divertida, unindo ciência e arte. A história em quadrinhos “Sigma Pi” proporciona essa união, ao divulgar conceitos científicos relacionados à química, e utilizando a narrativa sequencial japonesa – mangá. O foco deste artigo será apresentar o Sigma Pi como um material que propõe a união entre ciência e arte, e sua importância como ferramenta para a divulgação de conceitos científicos ao público geral. Também será realizada a análise qualitativa de algumas impressões dos leitores a respeito do mangá. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Yumi Iwata, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Química, áreas de pesquisa em divulgação científica e metodologias que utilizem as histórias em quadrinhos em educação e divulgação científica.

Karina Omuro Lupetti, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Química, áreas de pesquisa em divulgação científica e metodologias para educação inclusiva,não formal e alfabetização científica.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Iwata, A. Y., & Lupetti, K. O. (2018). UTILIZANDO A NARRATIVA SEQUENCIAL DOS MANGÁS PARA ILUSTRAR CONCEITOS DE QUÍMICA. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 51–72. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1743

Edição

Seção

Dossiê - Ciência e Arte