Obtenção e Uso de Indicadores Naturais em uma Escola de Ji-Paraná - Rondônia, Amazônia Ocidental - Brasil

Autores

  • Andrômeda Serpa Hermano de Souza Zan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Emerson Faustino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • José Antonio Avelar Baptista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Renato André Zan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Palavras-chave:

Jenipapo, Indicador, pH.

Resumo

A escala de pH é utilizada para medir a acidez e a alcalinidade de substâncias, característica importante no controle de qualidade em indústrias de alimentos, medicamentos, etc. Para medir o pH utiliza-se o aparelho pHmetro  ou substâncias  que podem  ser  sintéticas ou  naturais,  em  uma  escala  que  varia  de  0  a  14. O fruto do jenipapeiro (Genipa americana), árvore que chega a vinte metros de altura e é da família Rubiaceae, a mesma do café. É encontrada em toda a América Tropical. No Brasil, encontramos pés de jenipapo nativos na Amazônia e na Mata Atlântica, principalmente em matas mais úmidas, característica pela qual surgiu a possibilidade de testá-lo em forma de extrato etílico para desenvolver uma escala de pH. Feito a escala obteve-se colorações diferentes, onde em um ácido forte obteve-se coloração cinza claro e na base forte coloração amarelo forte. A proposta foi aplicada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marcos Bispo da Silva (Ji-Paraná - RO) demonstrando resultados favoráveis em relação ao uso do extrato do jenipapo como indicador.

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Biografia do Autor

José Antonio Avelar Baptista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Andrômeda Serpa Hermano de Souza Zan1, Emerson Faustino1 José Antonio Avelar Baptista1, Renato André Zan1

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Zan, A. S. H. de S., Faustino, E., Baptista, J. A. A., & Zan, R. A. (2017). Obtenção e Uso de Indicadores Naturais em uma Escola de Ji-Paraná - Rondônia, Amazônia Ocidental - Brasil. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2), 188–200. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1789

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa