Trajetória para Implementação de Rota Sintética do P-RED como Alternativa para Disciplina de Química Orgânica Experimental: Possibilidades e Desafios

Autores

  • Samuel Chaves Cardoso de Matos Universidade Federal de Goiás
  • Paulo Roberto Rodrigues Meira Universidade Federal de Goiás
  • Eveline Borges Vilela-Ribeiro Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Química orgânica experimental, Rota sintética, Estratégias de ensino.

Resumo

Este estudo apresenta a trajetória para implementação de uma abordagem do tipo rota experimental nas disciplinas de Química Orgânica Experimental (bacharelado) e Laboratório de Técnicas de Preparação (licenciatura) em uma universidade pública no interior de Goiás. Para isso, analisou-se os Projetos Pedagógicos do cursos, comparando as ementas e buscando os conteúdo teóricas às práticas realizadas afim de que com o remodelamento da disciplina, ela conseguisse ir além das disciplinas de laboratório tradicionais. Foi analisada, então, a viabilidade de implementação da nova disciplina, analisando os conteúdos que foram trabalhados e os conceitos discutidos. O estudo da implementação dessa metodologia de ensino experimental permite uma compreensão da melhor forma de se fazer tal intervenção. Pela análise, chegou-se a conclusão de que é possível aplicar a prática experimental proposta nesse trabalho.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Matos, S. C. C. de, Meira, P. R. R., & Vilela-Ribeiro, E. B. (2017). Trajetória para Implementação de Rota Sintética do P-RED como Alternativa para Disciplina de Química Orgânica Experimental: Possibilidades e Desafios. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2), 201–221. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1790

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa