Investigando a Mobilização de Saberes Docentes em Propostas de Ensino Sobre Nanociência e Nanotecnologia
Palavras-chave:
Nanociência e Nanotecnologia, Propostas de Ensino, Saberes DocentesResumo
Este artigo busca analisar os Saberes Docentes mobilizados por professores na construção de propostas de ensino sobre Nanociência e Nanotecnologia (N&N), tendo em vista a importância da inserção de novos assuntos no ensino de Ciências. Adotamos como referencial teórico os quatro Saberes definidos por Tardif (2014) e analisamos três propostas de ensino construídas por professoras da área de Ciências da Natureza (duas de Química e uma de Ciências) que participaram de um curso de formação continuada envolvendo o tema supracitado. Os resultados revelam maior mobilização do Saber Disciplinar e do Saber Curricular, enquanto os Saberes da Formação Profissional se manifestam de forma tímida, assim como o Saber da Experiência. Sugerimos que este quadro pode ser explicado pelo maior foco à aprendizagem conceitual e pelo conhecimento do currículo praticado nas escolas. Dessa maneira, apontamos para a importância de maior investimento em ações voltadas para a construção e articulação dos diversos Saberes Docentes para que novos temas/conhecimentos sejam incorporados de forma crítica pelo professor em suas aulas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Silva, P. R. da, & Lopes, J. G. S. (2019). Investigando a Mobilização de Saberes Docentes em Propostas de Ensino Sobre Nanociência e Nanotecnologia. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 151–164. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2253
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.