Investigando a Mobilização de Saberes Docentes em Propostas de Ensino Sobre Nanociência e Nanotecnologia

Autores

  • Paulo Ricardo da Silva Universidade Federal de Lavras
  • José Guilherme S. Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Nanociência e Nanotecnologia, Propostas de Ensino, Saberes Docentes

Resumo

Este artigo busca analisar os Saberes Docentes mobilizados por professores na construção de propostas de ensino sobre Nanociência e Nanotecnologia (N&N), tendo em vista a importância da inserção de novos assuntos no ensino de Ciências. Adotamos como referencial teórico os quatro Saberes definidos por Tardif (2014) e analisamos três propostas de ensino construídas por professoras da área de Ciências da Natureza (duas de Química e uma de Ciências) que participaram de um curso de formação continuada envolvendo o tema supracitado. Os resultados revelam maior mobilização do Saber Disciplinar e do Saber Curricular, enquanto os Saberes da Formação Profissional se manifestam de forma tímida, assim como o Saber da Experiência. Sugerimos que este quadro pode ser explicado pelo maior foco à aprendizagem conceitual e pelo conhecimento do currículo praticado nas escolas. Dessa maneira, apontamos para a importância de maior investimento em ações voltadas para a construção e articulação dos diversos Saberes Docentes para que novos temas/conhecimentos sejam incorporados de forma crítica pelo professor em suas aulas.

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Biografia do Autor

Paulo Ricardo da Silva, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Química

José Guilherme S. Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Grupo de Estudos em Educação Química (GEEDUQ), Departamento de Química.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Silva, P. R. da, & Lopes, J. G. S. (2019). Investigando a Mobilização de Saberes Docentes em Propostas de Ensino Sobre Nanociência e Nanotecnologia. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 151–164. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2253

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química