O Uso de Aplicativos de Celular como Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Química

Autores

  • Hélida Vasques Peixoto Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Priscila Tamiasso-Martinhon Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-6141-3755
  • André Luis Simões Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil
  • Angela Sanches Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Célia Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-8988-3724

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Ensino de Química, Novas tecnologias, Aplicativos.

Resumo

Tendo em vista o desinteresse discente pelo estudo de química, novas metodologias de ensino têm sido incorporadas na práxis docente com o intuito de amenizar esse quadro. Os avanços tecnológicos dos últimos anos e o acesso em massa a equipamentos eletrônicos portáteis, disseminaram a utilização de novas tecnologias entre os jovens. Deste modo, o uso de aplicativos com um viés pedagógico é uma estratégia que pode ser utilizada para aumentar a motivação discente. Este trabalho teve por objetivo a realização de um estudo exploratório sobre a inserção de aplicativos com conteúdo de química como ferramenta didática para melhoria do processo de ensino-aprendizagem desta disciplina. Assim, professores de química responderam um questionário sobre as suas perspectivas quanto ao uso de aplicativos de química no meio educacional. O resultado indicou que eles têm interesse em usar aplicativos em suas aulas. Partindo desse resultado, foi feito uma avaliação investigativa para selecionar aplicativos que já estão disponíveis nas lojas virtuais e que contivessem conteúdo de química, que fossem viáveis para uso em aulas de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélida Vasques Peixoto Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Colaboradora do Grupo GIEESAA (UFRJ).

Priscila Tamiasso-Martinhon, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Instituto de Química (UFRJ), Pesquisadora Colaboradora do NAB (UFF) e do GIEESAA (UFRJ).

André Luis Simões, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil

Docente do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT).

Angela Sanches Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Docente do Instituto de Química (UERJ), Pesquisadora Colaboradora do NAB (UFF) e do GIEESAA (UFRJ).

Célia Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Instituto de Química, Pesquisadora Colaboradora do NAB (UFF) e Coordenadora do Grupo GIEESAA (UFRJ).

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

Vieira, H. V. P., Tamiasso-Martinhon, P., Simões, A. L., Rocha, A. S., & Sousa, C. (2019). O Uso de Aplicativos de Celular como Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1 ESP), 125–138. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2321

Edição

Seção

Especial - ENEQ

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)