Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências: Linguagem, Saúde e Química
Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Ciências da Saúde, Ensino de Química.Resumo
O ensino atualmente, em todos os seus níveis, ainda se encontra fragmentado em diversas disciplinas repletas de teorias aparentemente desconectadas da realidade. Para superar essa fragmentação é necessário um ensino que contemple as diversas disciplinas de forma completamente integrada. As histórias em quadrinhos, mesmo sem um conceito definido e ainda que sofram certo preconceito, constituem um recurso adequado para o ensino. Assim, este trabalho busca conhecer as produções científicas acerca da utilização dos quadrinhos no ensino de Ciências da Saúde no Brasil fazendo uma relação com o ensino de química. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica. Foram analisados 19 trabalhos: 13 artigos, 2 trabalhos acadêmicos e 4 trabalhos apresentados em eventos. Os argumentos que embasaram a análise do material selecionado dialogaram com referenciais teóricos epistemológicos previamente escolhidos. As histórias em quadrinhos constituem um ótimo recurso didático, porém o uso deste tipo de literatura ainda não é muito bem explorado numa abordagem intertransdisciplinar.Downloads
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Publicado
2019-10-07
Como Citar
Cunha, J. A., Tamiasso-Martinhon, P., Rocha, A. S., & Sousa, C. (2019). Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências: Linguagem, Saúde e Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1 ESP), 74–89. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2305
Edição
Seção
Especial - ENEQ
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