A WebQuest como Ferramenta no Ensino e Aprendizagem dos Modelos Atômicos: Uma Experiência no Ensino Remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.6071

Palavras-chave:

WebQuest, Estrutura Atômica, Ensino Remoto, Educação Básica

Resumo

Frente ao avanço e a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino, bem como suas inúmeras contribuições à educação, o computador tornou-se uma ferramenta importante auxiliando o processo de construção do conhecimento, sendo a Química uma das disciplinas beneficiadas. Com a implementação do ensino remoto muitos professores se viram repentinamente diante de grandes obstáculos, dentre eles a falta de capacitação para uso das TDIC, bem como a necessidade de se pensar em estratégias efetivas para que a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem fosse preservada. Neste artigo relatamos as experiências vivenciadas diante à adoção e aplicação da WebQuest como estratégia voltada ao ensino e aprendizagem dos modelos atômicos por estudantes do 1º ano de um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de uma Instituição Federal do interior do estado de Minas Gerais. As atividades foram desenvolvidas de forma remota e ao final da WebQuest foi aplicado um questionário cujos resultados revelaram a satisfação dos estudantes com a metodologia adotada. A WebQuest proposta mostrou-se uma metodologia de ensino com potencial de auxiliar para uma melhor compreensão dos conceitos relacionados à estrutura atômica, os quais são fundamentais para a aprendizagem da Química.

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Biografia do Autor

Alda Ernestina dos Santos, Instituto Federal de Minas Gerais

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Priscila Tamiasso Martinhon , Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Célia Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

dos Santos, A. E., Tamiasso Martinhon , P., & Sousa, C. (2024). A WebQuest como Ferramenta no Ensino e Aprendizagem dos Modelos Atômicos: Uma Experiência no Ensino Remoto. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(3), 117–133. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.6071

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

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