Polímeros na Perspectiva da Educação Ambiental: Atenções Voltadas ao ENEM (1998-2018)

Autores

  • Rosália Andrighetto Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Marilei Menin Maciel Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palavras-chave:

ENEM, Polímeros, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo é o recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso de Química Licenciatura desenvolvido com atenções voltadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse estudo teve por intenção lançar um olhar para a forma de abordagem aos polímeros e suas possíveis relações conceituais entre as disciplinas constituintes da área de Ciências da Natureza. As provas objetivas anuais do ENEM aplicadas no intervalo de tempo de 1998-2018, publicizadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, constituíram-se um recurso analítico-reflexivo neste estudo tendo em vista que o ENEM é um instrumento de avaliação de representativo impacto educacional e social de abrangência nacional e, desde 2009, constitui-se uma importante porta de entrada para Instituições de Ensino Superior (IES) – públicas e particulares. O levantamento quantitativo e a análise de conteúdo dos dados coletados revelou que, de um total de 1314 questões avaliativas (QAs) presentes nas 26 provas analisadas, 37 QAs se enquadram nos parâmetros de busca e dessas QAs um total de 33 QAs versam diretamente sobre polímeros, das quais 17 QAs têm relação direta a aspectos em perspectiva da Educação Ambiental. Neste artigo apresentamos de forma resumida os destaques dessas QAs que versam sobre a temática polímeros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosália Andrighetto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

 Graduada em Química Industrial e licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutora em Química pela UFSM, é docente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, RS – BR. Atua na área da Química, com ênfase nas subáreas: Físico-Química, Orgânica, Ensino de Química. Atualmente é coordenadora do Curso de Graduação em Química Licenciatura.

Marilei Menin Maciel, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Licencianda em Química na UFFS, campus Cerro Largo, RS – BR

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Andrighetto, R., & Maciel, M. M. (2019). Polímeros na Perspectiva da Educação Ambiental: Atenções Voltadas ao ENEM (1998-2018). Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1), 5–25. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2324

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa