Perfil NarcoQuímico: um relato de experiência sobre a elaboração e implementação de um jogo didático sobre drogas, hormônios e funções orgânicas

Guilherme Augusto Paixão, Gabriela Fernanda Adevides da Silva, Ayeska Monielly Silva, Sarah Ferreira Gomes, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira

Resumo


Este trabalho busca apresentar um relato de experiência sobre a construção e aplicação de um jogo didático, chamado Perfil NarcoQuímico, que se propõe a discutir conceitos químicos de funções orgânicas associados a discussões sociais sobre drogas e hormônios sintéticos e/ou produzidos pelos nossos corpos os quais contribuem para que sintamos sensações diante do mundo que se apresenta. Desse modo, o lúdico mostra-se, também, como um caminho para acessar alguns debates controversos. O jogo foi elaborado durante a disciplina Jogos Didáticos no Ensino de Química, ofertada em uma universidade federal no sudeste do país, salientando que um dos objetivos da disciplina visava que o jogo fosse elaborado na interface entre a Educação em Ciências e a Educação em Direitos Humanos,  considerando a notável distância entre a percepção da importância e a exequibilidade de ações, ressaltando que o relato de experiência da elaboração desse jogo se constituiu como um exemplo viável da possibilidade de diálogo entre essas duas áreas. Considerando-se a importância da avaliação do jogo, a coleta de dados foi realizada durante a implementação do material para um grupo de futuros professores. Sem esgotar a amplitude, a complexidade e as possibilidades deste campo de ação, o Perfil NarcoQuímico incentiva a reflexão sobre o desenvolvimento e a utilização de jogos na execução de uma nova maneira de pensar o ensino de Química.


Palavras-chave


Direitos Humanos; Drogas; Química Orgânica

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Direitos autorais 2020 Guilherme Augusto Paixão, Gabriela Fernanda Adevides da Silva, Ayeska Monielly Silva, Sarah Ferreira Gomes, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira