O Ensino de Radioatividade em Química e a Educação Ambiental no Aspecto da Racionalidade

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Química. Educação Ambiental. Radioatividade.

Resumo

O presente artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, tem o objetivo de discutir uma prática pedagógica de Química no Ensino Médio envolvendo a temática Radioatividade sob o aspecto da Educação Ambiental. Por meio de atividades em duas escolas e uma visita ao Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste, local que estão armazenados os rejeitos Radioativos do maior acidente radiológico do mundo ocorrido em Goiânia-GO no ano de 1987, relacionou a radioatividade e suas relações com a sociedade, o meio ambiente e analisou benefícios e riscos do uso dessas tecnologias. A metodologia utilizada foi estruturada em uma abordagem qualitativa, por meio de discussões dialógicas, questionários, áudio e observação participativa que possibilitaram a elaboração de relatórios para a análise dos dados obtidos nesta pesquisa. Os resultados demonstraram que a atividade permitiu, além do ensino epistemológico da radioatividade, uma virada ontológica do ser, pois a subjetividade crítica nos alunos foi despertada por meio de um trabalho que quebrou o silêncio entre o ensino de radioatividade e as causas originárias do acidente radiológico ocorrido em Goiânia-GO. Assim, as escolas tiveram uma experiência epistemológica no ensino de radioatividade, resultando em pensamentos cuja subjetividade humana se tornasse escassa, ou seja, permeasse apenas o discurso racional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alysson Benite de Freitas, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Mestre em Educação (2017), Licenciado em Química (2014) e Farmacêutico-Bioquímico (2003) pela Universidade Federal de Goiás. É professor do Instituto Federal de Goiás – Câmous Itumbiara. Atua no ensino dialógico e crítico da Química de maneira a formar cidadãos que desvelam pensamentos racionalizados pela indústria cultural.

Wesley Fernandes Vaz, Universidade Federal e Jataí

Doutor e Mestre em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2012) (2007) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás (2005). É professor adjunto da UFG - Regional Jataí atuando no curso de Química e no Mestrado em Educação desta Universidade. Tem experiência na Área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação em Ciências, alfabetização científica, materiais de ensino, processo de ensino aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Freitas, A. B. de, & Vaz, W. F. (2021). O Ensino de Radioatividade em Química e a Educação Ambiental no Aspecto da Racionalidade. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(1), 53–69. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2635

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química