Explorando Aprendizagens de e Sobre Ciências de Alunos da Educação Básica

Marina Martins, Rosária Justi

Resumo


Na Educação Básica, as aprendizagens de conteúdos científicos e sobre Ciências se justificam, pois podem contribuir para a formação de alunos como cidadãos letrados cientificamente. No entanto, em geral, o ensino está pautado na aprendizagem de conteúdos de ciências e de habilidades mecânicas, como as de operar equipamentos e memorizar conceitos. Assim, com o intuito de contribuir para que este quadro seja modificado, o presente trabalho relata a aplicação de uma série de atividades que tinham como objetivo discutir conteúdos deCiências e sobreCiências a partir de um pano de fundo histórico de elaboração, desenvolvimento e avaliação de modelos atômicos. As atividades foram aplicadas em uma turma de Química do segundo ano do Ensino Médio. Os resultados apontam que os alunos expressaram visões menos ingênuas e mais amplas sobre Ciências, bem como aprenderam o conteúdo químico relacionado a modelos atômicos. Como implicação desse trabalho, esperamos motivar professores da Educação Básica a discutir aspectos sobre Ciências e motivar pesquisadores a desenvolver mais estudos sobre essa temática.


Palavras-chave


Natureza da Ciência; Aprendizagem; Ensino Médio; Caso Histórico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Marina Martins, Rosária Justi