Método cooperativo no ensino de química: uma abordagem do conteúdo soluções químicas através do método Jigsaw
Palavras-chave:
Método cooperativo, Jigsaw, Ensino de Química.Resumo
Nas últimas décadas novas estratégias de ensino tem surgido, entre elas, aquelas que buscam efetivar a relação e a interação entre alunos, fator determinante para o alcance de índices favoráveis de rendimento acadêmico e atitudes relativas ao desenvolvimento social e cognitivo. Nesse contexto, se destaca a aprendizagem cooperativa, com características de natureza social, através da interação entre estudantes ao compartilharem suas ideias, até chegarem a um entendimento individual e coletivo, o que contribui para a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Assim, este trabalho aborda as contribuições do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw, no formato de oficina, para a aprendizagem do conteúdo químico soluções, na disciplina de química de uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Como ferramenta de análise, foram utilizados questionários no formato Likert, com o objetivo de verificar contribuições da proposta para a assimilação do conteúdo e avaliação do método. Os resultados demonstram que, aproximadamente, 92 % das respostas dos alunos foram favoráveis à assimilação do conteúdo soluções químicas, através da utilização do método e, cerca de 99 % das respostas dos alunos confirmam como positiva e eficiente a utilização do método Jigsaw, como ferramenta de aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Santos, F. A. de S., Cantanhede, L. B., Cantanhede, S. C. da S., & Ferreira, F. das C. da S. (2021). Método cooperativo no ensino de química: uma abordagem do conteúdo soluções químicas através do método Jigsaw. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 254–269. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2796
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
Copyright (c) 2020 Francisco Alves de Souza Santos, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coelho da Silva Cantanhede, Francisca das Chagas da Silva Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.