Modelos atômicos: correlações entre aspectos representacionais e a essência do conhecimento
Palavras-chave:
essência do conhecimento, objeto modelo, modelo teóricoResumo
O fenômeno do conhecimento, processo que envolve a interação entre sujeito e objeto, vem se tornando uma importante linha de investigação na área de ensino das ciências. Em química, a apreensão da realidade (um átomo ou uma molécula, por exemplo) em escala nanoscópica é, necessariamente, mediada por modelos teóricos idealizados, muitos dos quais possuindo entidades abstratas e não sensíveis à percepção humana. Com base neste fato, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise do grau de realismo atribuído a essas entidades por parte de professores de química em atuação na educação básica. Sob essa perspectiva quinze professores de química, que atuam em salas de aula do Ensino Médio em escolas lotadas na Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul, foram analisados de forma individual, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Tais levantamentos se deram em relação aos aspectos epistemológicos relativos à essência do conhecimento envolvendo modelos atômicos (Dalton, Bohr e Schrodinger) e ligações químicas entre dois átomos. Os resultados evidenciam que para um grupo não desprezível de professores, não há distinção entre modelos teóricos e realidade, o primeiro muitas vezes sendo considerado um análogo estrutural fiel ao objeto de estudo (átomos e moléculas). Tal fato permite inferir que, sem que haja uma mediação epistemológica entre teoria e realidade durante a formação docente, corre-se o risco de cairmos no realismo ingênuo frente às teorias o que pode gerar obstáculos epistemológicos na aprendizagem de temas correlatos.Downloads
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