Quem vai chegar primeiro: a bala ou a ciência? As dificuldades e as potencialidades que os professores de química têm em relacionar o ensino de química e relações étnico raciais
Palavras-chave:
étnico-racial, ensino, ciência, epistemicídioResumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que visa analisar as potencialidades e as dificuldades que as/os licenciandas/os em química têm em relacionar ensino de química com questões étnico-raciais. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com um grupo focal de cinco licenciandas e quatro licenciandos do componente curricular de estágio do curso de química de uma Universidade Publica do nordeste. Em seguida, analisaram-se quatro sequências didáticas produzidas por esses/as licenciandos/as e, após isso, realizaram-se entrevistas individuais com duas licenciandas e quatro licenciandos desse grupo. A pedagogia usada para direcionar as discussões sobre a prática dos/as licenciandos/as em química têm em relacionar ensino de química com questões étnico-raciais foi a pedagogia histórico-crítica. Através das análises realizadas foi possível perceber como que os/as futuras/os docentes articulam a prática pedagógica com conteúdo-forma-destinatário para alcançar os objetivos. Além disso, foi concluído nesse trabalho que o epistemicídio está fortemente ligado as dificuldades e potencialidade que as/os licenciandas/os em química tem em relacionar química com questões étnico-raciais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Paixão, K. E. S., & Neto, H. D. S. M. (2021). Quem vai chegar primeiro: a bala ou a ciência? As dificuldades e as potencialidades que os professores de química têm em relacionar o ensino de química e relações étnico raciais. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 36–64. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3629
Edição
Seção
Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química
Licença
Copyright (c) 2020 Kananda Eller Souza Paixão, Hélio Da Silva Mésseder Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.