O lado invisível na história da ciência: uma revisão bibliográfica sob perspectivas feministas para a educação científica
Palavras-chave:
Revisão Bibliográfica. História da Ciência. Mulheres.Resumo
Com base em referenciais teóricos oriundos de estudos sobre a ciência, de estudos feministas e da área da educação científica, esta pesquisa tem como objetivo analisar a frequência e o tipo de abordagem que se tem feito sobre a participação feminina na química em periódicos que se dedicam a publicações voltadas à química e ao ensino de química. Foi realizada uma revisão bibliográfica nas edições da última década das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, REDEQUIM, Educação Química en Punto de Vista, Revista Brasileira de Ensino de Química e Educación Química. As publicações selecionadas foram categorizadas a partir de semelhanças entre os temas, títulos e narrativas. Os resultados apontam um número desproporcionalmente menor de publicações sobre a participação feminina na ciência em comparação aos que destacam a participação masculina, indicando um cenário no qual tanto a ciência quanto a historiografia da ciência são predominantemente masculinas. As mulheres apresentadas como produtoras de ciência, em geral, trabalharam na Europa e tiveram boas condições de estudo. Os resultados indicam, também, que nos últimos anos aumentou o número de trabalhos que discutem a presença de mulheres na ciência e que denunciam a desigualdade de gênero. Entretanto, a discussão ainda é pouco diversa e não foram encontradas menções a mulheres negras como participantes da ciência. Como ciência e sociedade se coproduzem, a exclusão das mulheres na sociedade é causa e consequência desse cenário. E tal exclusão pode ser analisada desde a educação básica, quando a invisibilidade ou a ausência de exemplos femininos diversos na educação científica não incentiva as meninas com interesses científicos e corrobora com o patriarcado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
El Jamal, N. O., & Guerra, A. (2021). O lado invisível na história da ciência: uma revisão bibliográfica sob perspectivas feministas para a educação científica. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 311–333. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3639
Edição
Seção
Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino
Licença
Copyright (c) 2020 Natasha Obeid El Jamal, Andreia Guerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.