Educação especial e ensino de Química: a inclusão escolar de estudantes com transtornos globais do desenvolvimento na Educação Básica
Palavras-chave:
Ensino de Química, Inclusão Escolar, Transtorno Global do DesenvolvimentoResumo
Neste artigo temos por objetivo analisar como tem se dado o processo de inclusão de alunos com TGD na escola e, mais especificamente, no âmbito do processo de ensino-aprendizagem de Química no ensino médio regular, tanto na perspectiva dos alunos quanto dos professores de Química das salas regulares e do professor da sala de recursos multifuncionais. Trata-se dos resultados de um estudo de caso de abordagem qualitativa desenvolvido com oito estudantes com TGD, quatro professores de Química da sala de ensino regular e um professor de Educação Especial da sala de recursos multifuncionais de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada na região sul do Brasil. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturados e para a análise dos dados foram adotadas as técnicas de triangulação e categorização. Entre outros aspectos, este artigo mostra as dificuldades dos professores em desenvolver ações didático-pedagógicas que atendam às necessidades de todos os estudantes e, em especial, dos alunos com TGD. Alguns deles indicaram utilizar diferentes meios e recursos pedagógicos, os quais nem sempre contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem por não atenderem as especificidades dos estudantes, prejudicando, assim, o alcance dos objetivos educacionais. A falta de integração entre o professor da sala de recursos multifuncionais e os professores de Química da sala de ensino regular também foi evidenciada. Consideramos que, para que haja uma efetiva inclusão escolar, são necessárias condições que garantam a socialização da cultura a todos, indistintamente. Tais condições referem-se a políticas mais amplas que indiquem não apenas os caminhos, mas, igualmente, os meios para que os objetivos educacionais sejam alcançados.Downloads
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