O Ensino de Química Voltado à Educação Sexual e Ambiental a partir da Temática dos Anticoncepcionais
Palavras-chave:
Ensino de química, Direitos humanos, AnticoncepcionaisResumo
Objetivando dialogar sobre o ensino de química na perspectiva dos direitos humanos, delineia-se neste trabalho a sistematização de uma sequência didática dedicada à promoção da educação sexual e ambiental a partir da problematização da adesão aos anticoncepcionais hormonais como método contraceptivo. A abordagem realizada versa sobre a importância da democratização de saberes referentes à categoria de gênero, os quais lançam luz sobre as assimetrias nas relações de poder no tocante à anticoncepção, bem como sobre as prerrogativas ambientais que se impõem a essa realidade. Para isso, sugere-se a realização de uma sequência didática que potencialize o estabelecimento de relações entre a química e os aspectos sociais e ambientais atrelados à pílula anticoncepcional. Assim, propõe-se a abertura da sequência didática, voltada ao 3º ano do Ensino Médio, por meio da interpelação de duas reportagens que tratam sobre o tema, a partir das quais se desvelará o desenvolvimento dos anticoncepcionais, debates e o ensino de conceitos relacionados à química orgânica. O encerramento envolve a mobilização da dimensão pedagógica da sequência didática correspondente à avaliação. Elaborou-se um caso simulado, em que o(a)s estudantes serão convidado(a)s a se pensarem como cientistas, feministas, ambientalistas ou economistas, a favor ou contra a ideia de uma empresa de produzir um novo anticoncepcional. A sequência didática sugerida é uma proposta que pode ser reinventada, transposta e ressignificada em distintos cenários pedagógicos, tendo em vista que a mobilização da dimensão epistêmica vinculada aos anticoncepcionais pode colaborar na efetivação dos direitos humanos.Downloads
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