Discussões sobre Metais em Sala de Aula utilizando a História em Quadrinhos (HQ) do Wolverine

Autores

  • Natália da Silva Monteiro
  • Flávia Cristina Gomes Catunda Vasconcelos

Palavras-chave:

Contextualização, Ensino de Química, Quadrinhos, Metais

Resumo

O presente trabalho apresenta uma sequência didática desenvolvida para o ensino de metais utilizando uma história em quadrinhos (HQ), como recurso que pode viabilizar discussões contextualizadas durante o processo de ensino e aprendizagem de Química. Considerando que as práticas de ensino tradicionais e descontextualizadas contribuem para a desmotivação dos alunos desta disciplina, emerge a necessidade de inovação dessas práticas, bem como a utilização de recursos alternativos que despertem o interesse por esta ciência. Assim, este trabalho tem como objetivo explorar o potencial que a HQ do personagem Wolverine da série X-Men tem para o ensino de Metais na Educação Básica, bem como para o desenvolvimento de habilidades e competências elencadas nos documentos oficiais da Educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o trabalho foi realizado seguindo os preceitos de uma pesquisa qualitativa descritiva, aplicada a uma turma do primeiro ano do ensino médio, na qual a análise dos dados foi realizada com base em registros audiovisuais e aplicação de questionário. Foi perceptível que a HQ mostrou-se um recurso que permite a discussão de temas transversais em sala de aula, possibilitando o desenvolvimento de competências nos alunos, e um recurso viável para a apresentação de conteúdos científicos em Química, considerando que os alunos puderam discutir aspectos sociais, ambientais e econômicos, com base no progresso científico e tecnológico sobre metais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araújo, G. C., Costa, M. A. & Costa, E. B. (2008). As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático pedagógico. A Margem – Estudos, 2(1), 26-36. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/271076589_as_historias_em_quadrinhos_na_educacao_possibilidades_de_um_recurso_didaticopedagogico_stories_in_comics_in_education_possibilities_of_a_teaching_-_educational_resource

Botelho, J. M., & Cruz, V. A. G. (2013). Metodologia Científica. (1. ed.) São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Brasil (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC.

Brasil (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF.

Brasil (2002). PCN + Ensino médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf.

Brasil (2006). Orientações Curriculares Para o Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica, Brasília: Ministério da Educação.

Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação.

Canto, E. L. (2004). Minerais, minério, metais: De onde vêm? Para onde vão?. (3. ed.) Editora Moderna.

Carvalho, A. P. (2004). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Thomson.

Castilhos, W., & Kamel, C. R. L. (2008) Ciências e quadrinhos: explorando as potencialidades das histórias como materiais instrucionais. Rio de Janeiro: Instituto Oswaldo Cruz. Recuperado de http://agencia.fapesp.br/tiras-cientificas/8502/

Laburú, C. E., Barros, M. A., & Kanbach, B. G. (2007). A relação com o saber profissional do professor de física e o fracasso da implementação de atividades experimentais no ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, 12 (3), 305-320. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/462/266.

Lima, V. F., & Merçon, F. (2011). Metais pesados no ensino de Química. Química Nova na Escola, 33 (4), 199-205. Recuperado de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_4/199-CCD-7510.pdf.

Maltez, J. (2017). Fatos sobre as garras do Wolverine que você de saber. Recuperado de https://www.aficionados.com.br/garras-do-wolverine/.

MARVEL (2009). X-Men origins: Wolverine nasce uma arma. New York Magazine, (pp. 0-32), [Revista em Quadrinhos]. Recuperado de https://hqstambemecultura.blogspot.com/2015/12/x-Men-origins-wolverine-download.html

Matos, T. (2017). Logan: Quem é o herói a quem chamamos Wolverine? Recuperado de http://www.revistaestante.fnac.pt/logan-heroi-chamamos-wolverine/.

Mendonça, M. L. T. G., & Cruz, R. P. (2008). As dificuldades na aprendizagem da disciplina de química pela visão dos alunos do ensino médio. In Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, (pp.31). Águas de Lindóia, São Paulo: Sociedade Brasileira de Química. Recuperado de http://sec.sbq.org.br/cdrom/31ra/resumos/T0152-2.pdf

Moraes, M. C. (1997). O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus.

Neves, S. C. (2012). A História em Quadrinhos Como Recurso Didático em Sala de Aula. Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, Palmas, TO, Brasil.

Paz, G. L., & Pacheco, H. F. (2010). Dificuldades no ensino-aprendizagem de química no ensino médio em algumas escolas públicas da região sudeste de Teresina. In Simpósio de Produção Científica e IX Seminário de Iniciação Científica. (pp. 1-14). Piauí: Universidade Estadual do Piauí. Recuperado de http://www.uespi.br/prop/siteantigo/XSIMPOSIO/TRABALHOS/INICIACAO/Ciencias%20da%20Natureza/DIFICULDADES%20NO%20ENSINO-APRENDIZAGEM%20DE%20QUIMICA%20NO%20ENSINO%20MEDIO%20EM%20ALGUMAS%20ESCOLAS%20PUBLICAS%20DA%20REGIAO%20SUDESTE%20DE%20TERESINA.pdf

Prodanov, C. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. (2. ed.) Nova Hamburgo: Feevale.

Rama, A., & Vergueiro, W. (2018). Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula. (4. ed.) São Paulo: Contexto.

Rocha, J. S., & Vasconcelos, T. C. (2016). Dificuldades de aprendizagem no ensino de Química: algumas reflexões. In XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Recuperado, de http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0145-2.pdf

Silva, J. L. P. B. (2005). Por que não estudar entalpia no Ensino Médio. Química nova na Escola. 22 (4), 22-25. Recuperado de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a04.pdf

Downloads

Publicado

2022-06-08

Como Citar

da Silva Monteiro, N. ., & Gomes Catunda Vasconcelos , F. C. (2022). Discussões sobre Metais em Sala de Aula utilizando a História em Quadrinhos (HQ) do Wolverine. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(1), 145–166. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5026

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química